A militarização das escolas públicas: uma análise a partir das pesquisas da área de educação no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol35n32019.96283

Palavras-chave:

militarização, escola pública, colégio militar, pesquisa bibliográfica

Resumo

Este artigo objetiva apresentar os resultados de uma pesquisa bibliográfica acerca da militarização das escolas públicas no Brasil. Foram consultadas as bases de dados: Portal de Periódicos da Capes; Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações; Google Acadêmico. A partir do levantamento emergiram questões relativas à gestão militarizada e suas interferências na prática pedagógica, a formatação de um modelo de escola que prioriza a disciplina e o controle, a relação de dependência entre a melhora do desempenho escola e as características dos estudantes.

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Biografia do Autor

Miriam Fábia Alves, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. É professora associada na Faculdade de Educação e docente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás. 

Mirza Seabra Toschi, Universidade Estadual de Goiás

Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Pós doutora em Educação pela Universidade de Brasília. Docente de ensino superior e na pós stricto sensu da Universidade Estadual de Goiás. 

Referências

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

Alves, M. F., & Toschi, M. S. (2019). A militarização das escolas públicas: uma análise a partir das pesquisas da área de educação no Brasil. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação, 35(3), 633. https://doi.org/10.21573/vol35n32019.96283

Edição

Seção

Dossiê: Militarização da Escola Pública