Gestão democrática do ensino público em municípios piauienses: princípios, espaços e mecanismos de participação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol36n12020.95761

Palavras-chave:

Gestão democrática, Ensino público, Municípios

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar, a partir da legislação de criação dos sistemas municipais de ensino do Piauí, os princípios da gestão democrática, os espaços e os mecanismos de participação. A metodologia adota atributos da pesquisa qualitativa e quantitativa. A técnica de coleta de dados é a análise documental, somando 97 Leis. A institucionalização dos sistemas municipais analisados é uma tarefa em processo, o que não poderia ser diferente quanto à materialização da gestão democrática do ensino público.

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Biografia do Autor

Raimunda Maria da Cunha Ribeiro, Universidade Estadual do Piauí

Licenciada em Pedagogia (UFPI): Especialista em Filosofia e Existência (UCB); Especialista em Gestão e Supervisão Escolar (FACIBA); Mestre em Educação (UCB); Doutora em Educação (PUCRS); Pós-Doutorado/Educação (UNOESC-Joaçaba). Professora da Universidade Estadual do Piauí do curso de Pedagogia.

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Publicado

2020-08-04

Como Citar

Ribeiro, R. M. da C. (2020). Gestão democrática do ensino público em municípios piauienses: princípios, espaços e mecanismos de participação. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação, 36(1), 56–74. https://doi.org/10.21573/vol36n12020.95761

Edição

Seção

Dossiê: Gestão da educação básica em sistemas municipais de ensino: entre constrangimentos da política e projetos locais