Sobre os dias atuais: neoconservadorismo, escolas cívico-militares e o simulacro da gestão democrática

André Antunes Martins

Resumo


Este artigo tem como objetivo analisar, inicialmente, a aliança entre o neoconservadorismo e o neoliberalismo no campo educacional, assim como, os desdobramentos desse processo no avanço das parcerias das redes públicas educacionais com as instâncias militares. Fizemos uma revisão dos documentos que normatizam essas alianças, sobretudo, do Estado de Goiás e do Distrito Federal. Consideramos que ideia de gestão democrática é apresentada nos documentos, mas sem intenção de efetividade, visto os diferentes dispositivos de (re) disciplinarização e produtividade que abrandam a vida comum.


Palavras-chave


educação, gestão democrática, militarismo, conservadorismo.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. DECRETO Nº 9.465, DE 2 DE JANEIRO DE 2019. Aprova a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções de Confiança do Ministério da Educação. Disponível em: . Acesso em: jan. 2019.

CAMINI, Lucia. Política e gestão educacional brasileira: uma análise do Plano de Desenvolvimento da Educação/Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação (2007-2009). São Paulo: Outras Expressões, 2013.

DISTRITO FEDERAL. Portaria Conjunta, nº1, de 31 de janeiro de 2019. Diário Oficial do Distrito Federal, nº23, sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019. Disponível em: http://www.se.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2019/02/portaria-conjunta-gestao-compartilhada_07fev19.pdf. Acesso em: fev. 2019.

DISTRITO FEDERAL. Lei Distrital nº 4751, de 07 de fevereiro de 2012. Disponível em: http://www.tc.df.gov.br/sinj/Norma/70523/Lei_4751_07_02_2012.html. Acesso em: fev. 2019.

GOIÁS. Secretaria de Segurança Pública. Regimento Interno do Colégio da Polícia Militar Do Estado De Goiás. Disponível em: . Acesso em: jan. 2019.

GUIMARÃES, Paula Cristina Pereira. OS NOVOS MODELOS DE GESTÃO MILITARIZADAS DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE GOIÁS. XXIX Simpósio Nacional de História. Brasília, Julho de 2017. Disponível em: https://www.snh2017.anpuh.org/resources/anais/54/1502846486_ARQUIVO_TRABALHO_COMPLETO_ANPUH_-Paula_2017(1).pdf. Acesso em: jan. 2019.

LUDWIG, Antonio Carlos Wil. Democracia e ensino militar. São Paulo: Cortez Editora, 1998.

MBEMBE, Achille. Necropolítica. Biopoder, soberania, estado de exceção, política da morte. 3ª edição. São Paulo: n-1 edições, 2018.

NEGRI, Antonio e HARDT, Michael. Bem estar comum. Rio de Janeiro: Record, 2016.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. Mudanças na organização e na gestão do trabalho na escola. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade e ROSAR, Maria de Fátima Felix. Política e gestão da educação. 3ª Edição, Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. 3ª Edição. São Paulo: Ática, 2000.

SAFATLE, Vladimir. Só mais um esforço. São Paulo: Três Estrelas, 2017.

TELES, Edson. A produção do inimigo e a insistência do Brasil violento e de exceção. In: GALLEGO, Esther Solano (org.). O ódio como política. A reinvenção das direitas no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2018.




DOI: https://doi.org/10.21573/vol35n32019.94577

INDEXADORES

BBE – Bibliografia Brasileira de Educação (Brasília, MEC/INEP)
CLASE – Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades (México, UNAM)
DIADORIM - Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras
DOAJ - Directory of Open Access Journals
DRJI - Directory of Research Journals Indexing (Maharashtra, India)
Edubase (SBU/UNICAMP)
LATINDEX - Sistema Regional de Información em Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
Portal de Periódicos da Capes/MEC
Scielo Educ@ - Fundação Carlos Chagas-FCC, São Paulo/Brasil
Science Library Index - Meadow Springs, Mandurah State, Austrália
SUMÁRIOS.ORG - Sumários de Revistas Brasileiras

 

Licença Creative Commons
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação,
da Associação Brasileira de Política e Administração da Educação
está licenciada com uma Licença
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/index

ISSN versão impressa: 1678-166X
ISSN versão eletrônica: 2447-4193

Prefixo DOI: 10.21573