Trabalho e educação: raízes da ontologia da educação da pedagogia histórico-crítica

Adriana Regina de Jesus Santos, Jose Alexandre Gonçalves

Resumo


Resumo

 

A pretensão deste artigo é compreender as categorias analíticas de Luckacs como elementos para uma ontologia da educação. tendo como foco entender as ideais “lukácsianas” e sua relação com os escritos de Dermeval Savian. A metodologia utilizada tem como base a pesquisa bibliográfica. Ao término deste estudo constatamos que é por meio do entendimento da  concepção ontológica do ser, que poderemos restabelecer os vínculos entre conhecimento e trabalho criativo.

 

 

 


Palavras-chave


Trabalho. Educação. Ontologia. Pedagogia Histórico-Crítica.

Texto completo:

PDF

Referências


ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideológicos de Estado. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1972.

DUARTE, Newton. Lukács e Saviani: a ontologia do ser social e a pedagogia histórico-crítica. Pedagogia histórico-crítica e a luta de classes na educação escolar. Campinas. Autores Associados, p. 37-57, 2012.

LESSA, Sergio. Para Compreender a Ontologia de Lukács. 3. ed. Ijuí: Edijuí, 2012.

LUKÁCS, György, Para uma ontologia do ser social, II. Tradução Nélio Schneider, Ivo Tonet , Ronaldo Vielmi Fortes. São Paulo: Boitempo, 2013.

MARTINS, Ligia M. Formação de Professores: desafios contemporâneos e alternativas necessárias. In. MENDONÇA, Sueli Guadalupe de Lima, et al. Marx, Gramsci e Vygotski: aproximações. Araraquara: Junqueira&Marin; Marilia: Cultura Acadêmica, 2009.

Marx, karl. O Capital: Crítica da Economia Política. São Paulo: Nova Cultural, 1996.Disponível em:

Acesso em: 25 mar. 2018.

______. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2004.

______; ENGELS, Friedrich. A ideologia Alemã. Disponível em: . Acesso em: 26 maio 2018.

SAVIANI. Dermeval. Escola e Democracia. 36. ed. Campinas: Autores Associados, 2003.

______. Pedagogia Histórico-Crítica. 9. ed. Campinas: Autores Associados, 2005.

______. Trabalho e Educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação. v. 12, nº 34. p. 152-180. jan/abr., 2007.

______. A Formação Humana na Perspectiva Histórico-Ontológica. In: SAVIANI, Dermeval; DUARTE, Newton (Org.). Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas: Autores Associados, 2015. p. 13-35.

VÁZQUEZ, Adolfo Sanches. Ética. 37. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017.




DOI: https://doi.org/10.21573/vol35n32019.91572

INDEXADORES

BBE – Bibliografia Brasileira de Educação (Brasília, MEC/INEP)
CLASE – Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades (México, UNAM)
DIADORIM - Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras
DOAJ - Directory of Open Access Journals
DRJI - Directory of Research Journals Indexing (Maharashtra, India)
Edubase (SBU/UNICAMP)
LATINDEX - Sistema Regional de Información em Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
Portal de Periódicos da Capes/MEC
Scielo Educ@ - Fundação Carlos Chagas-FCC, São Paulo/Brasil
Science Library Index - Meadow Springs, Mandurah State, Austrália
SUMÁRIOS.ORG - Sumários de Revistas Brasileiras

 

Licença Creative Commons
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação,
da Associação Brasileira de Política e Administração da Educação
está licenciada com uma Licença
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/index

ISSN versão impressa: 1678-166X
ISSN versão eletrônica: 2447-4193

Prefixo DOI: 10.21573