Abandono, reprovação, reforço escolar: respostas de diretores ao questionário contextual da Prova Brasil

Giselle Cristina Martins Real, José da Silva Santos Junior, Sandra Maria Zákia Lian Sousa, Angela Maria Martins, Maria Helena de Aquiar Bravo

Resumo


São apresentados resultados de pesquisa que caracterizou iniciativas de diretores municipais do ensino fundamental, via questionário contextual da Prova Brasil 2015, no que tange ao controle do abandono, reprovação, acompanhamento da frequência e ações de reforço escolar. O tratamento estatístico delineou o cenário nacional no que se refere às práticas declaradas por esses diretores, em interlocução com estudos da área. Os dados indicam existência de ações para enfrentamento do tema que, contudo, ainda apresenta índices desafiadores em relação ao abandono e à reprovação em escolas municipais.

Palavras-chave


Abandono e reprovação escolar; Ações de reforço; Diretores municipais; Questionário contextual; Prova Brasil.

Texto completo:

PDF

Referências


ALAVARSE, Ocimar Munhoz. A organização do ensino fundamental em ciclos: algumas questões. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 40, p. 35 – 50, jan./abr. 2009.

ALAVARSE, Ocimar Munhoz; BRAVO, Maria Helena; MACHADO, Cristiane. Avaliações externas e qualidade na educação básica: articulações e tendências. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 24, n. 54, p. 12-31, jan./abr. 2013

ALVES, Fátima; ORTIGÃO, Isabel; FRANCO, Creso. Origem social e risco de repetência: interação raça-capital econômico. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 130, p. 161-180, jan./abr. 2007.

BRASIL. Lei Nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília: Palácio do Planalto, 1990. Disponível em: . Acesso em: 14 nov. 2017.

______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei N°. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Brasília, 20 dez. 1996.

______. Lei Nº 10.836, de 9 de janeiro de 2004. Cria o Programa Bolsa Família e dá outras providências. Brasília: Palácio do Planalto, 2004. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.836.htm >. Acesso realizado em: 16 nov. 2017.

______. Indicadores Educacionais: Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2018. Disponível em: < http://portal.inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica >. Acesso em: 14 mar. 2018.

BROCANELLI, Cláudio Roberto; SABIA, Cláudia Pereira de Pádua; DÁTILO, Gilsenir Maria Prevelato de Almeida - O desconhecimento do professor sobre avaliação e o plano de desenvolvimento da escola. Comunicações, Piracicaba, ano 21, n.2, p.17-32, 2013.

CENPEC. Reprovação escolar: adesão depende das crenças que o professor tem sobre avaliação e justiça e do acesso a pesquisas sobre o tema. Boletim Educação & Equidade. São Paulo, n.3: Cenpec, 2016.

CRAHAY, Marcel. É possível tirar conclusões sobre os efeitos da repetência? Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 127, p. 223-246, abr. 2006.

DAMIANI, Magda Floriana. Discurso pedagógico e fracasso escolar. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.14, n.53, p. 457-478, out./dez. 2006.

DUBET, François. A escola e a exclusão. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 119, p. 29-45, 2003.

______. O que é uma escola justa? Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 34, n. 123, p. 539-555, dez. 2004.

EARP, Maria de Lourdes Sá. A cultura da repetência em escolas cariocas. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 17, n. 65, p. 613-632, out./dez. 2009.

FREITAS, Dirce Nei Teixeira de; BARUFFI, Alaíde Maria Zabloski; REAL, Giselle Cristina Martins. Resultados positivos do Ideb em redes escolares municipais: evidências de estudo exploratório. REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, 34., 2011a, Natal. Trabalhos... Rio de Janeiro: ANPEd, 2011. Disponível em: < http://34reuniao.anped.org.br/images/trabalhos/GT05/GT05-400%20int.pdf >. Acesso em: 23 ago. 2017.

______. O contexto, as políticas educacionais e o Ideb. In: FREITAS, Dirce Nei Teixeira de; REAL, Giselle Cristina Martins (Orgs). Políticas e monitoramento da qualidade do ensino fundamental: cenários municipais. Dourados: UFGD, 2011b, p. 201 – 224.

GATTI, Bernardete A.; VIANNA, Heraldo Marelim; DAVIS, Cláudia. Problemas e impasses da avaliação de projetos e sistemas educacionais: dois casos brasileiros. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, n. 4 p. 7-26, jul.-dez. 1991.

GIL, Antonio C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo. Atlas, 2008, 6ª ed.

GINOZA, Marli. Avaliação da Aprendizagem na Educação Básica – produção em periódicos científicos (2008-2017). Dissertação de Mestrado. Universidade Cidade de São Paulo, 2018.GOMES, Candido Alberto. Desseriação escolar: alternativa para o sucesso?. Ensaio: aval.pol.públ.Educ., Rio de Janeiro, v. 13, n. 46, p. 11-38, mar. 2005.

GLÓRIA, Dília Maria Andrade; MAFRA, Leila de Alvarenga. A prática da não-retenção escolar na narrativa de professores do ensino fundamental: dificuldades e avanços na busca do sucesso escolar. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 2, p. 231-250, maio/ago. 2004.

GOMES, Candido Alberto. Desseriação escolar: alternativa para o sucesso?. Ensaio: aval.pol.públ.Educ., Rio de Janeiro , v. 13, n. 46, p. 11-38, mar. 2005.

GUARÁ, Isa Maria F. Rosa. Com os professores visitadores, a escola vai à família. Cadernos CENPEC, São Paulo, v. 4, n. 6, p. 56 – 58, 2009.

INEP. Vencendo o Desafio da Aprendizagem nas Séries Iniciais: A Experiência de Sobral/CE. Brasília: INEP, 2005. Disponível em: < http://portal.inep.gov.br/documents/186968/488938/Vencendo+o+desafio+da+aprendizagem+nas+s%C3%A9ries+iniciais+a+experi%C3%AAncia+de+Sobral-CE/a7de6174-3f52-49fe-b81c-9f40372761a3?version=1.0 >. Acesso em: 12 set. 2017.

KRAUSE, Helvia Tomaselli. Um possível caminho para a construção de formas de registro da avaliação formativa. Itajaí: Contrapontos, vol. 7, n.1, p.71-90, 2007.

LARA, Viridiana Alves de; BRANDALISE, Mary Ângela T. Avaliação da aprendizagem na escola organizada em ciclos: concepções de professores. Est. Aval. Educ., S. Paulo, v.27, n.64, p.36-68, 2016

LEMOS, Paulo Santana; SÁ, Luciana Passos. A avaliação da aprendizagem na concepção de professores de química do ensino médio. Revista Ensaio – Belo Horizonte, v.15, n.03, p. 53-71.

LIMA, Maria de Fátima Magalhães de. Correção de Fluxo na Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro (2009-2014): aspectos da política e as trajetórias dos alunos. 2016. 226f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.

LOUZADA, Virgínia; MARQUES, Roberto. Políticas de regulação para educação no Brasil: interfaces entre currículo, avaliação e formação docente. Revista e-Curriculum, SP,v.13, n.04, p.711-732, 2015

MARGIOTTA, Umberto; VITALE, Gabriella; SANTOS, Jácia Soares dos. O fenômeno do abandono escolar na Europa do novo milênio: dados, políticas, intervenções e perspectivas. Cadernos Cedes, Campinas, v. 34, n. 94, p. 349-366, set.-dez., 2014

OLIVEIRA, Romualdo Portela de; ARAUJO, Gilda Cardoso de. Qualidade do ensino: uma nova dimensão da luta pelo direito à educação.Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 28, p. 5-23, abr. 2005.

PARO, Vitor. Reprovação escolar: renúncia à educação. 2. ed. São Paulo: Xamã, 2003.

PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Tradução Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

PINTO Neusa Bertoni; SILVA, Cláudia Mara Soares da. Avaliação da Aprendizagem e exclusão social. Diálogo Educacional, Curitiba, 2006, v.6. n.19, p.111-126.

RIBEIRO, Sérgio Costa. A pedagogia da repetência. Estudos avançados, São Paulo, v. 5, n. 12, p. 07-21, Ago. 1991.

SANTOS, Mauro Pedro dos. Programa PIC da rede municipal de ensino de São Paulo: superação do fracasso escolar? Dissertação de Mestrado, São Paulo, Universidade Cidade de São Paulo, 2013.

SILVA FILHO, Raimundo Barbosa; ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima. Evasão e abandono escolar na educação básica no Brasil: fatores, causas e possíveis consequências. Educação por Escrito, Porto Alegre, v. 8, n.1, p. 35-48, jan.-jun. 2017.

SOUSA, Sandra Maria Zákia Lian; BARRETO, Elba Siqueira de Sá (Coord.). Ciclos e progressão escolar (1990-2002). Brasília, DF: MEC/Inep, 2013.

SOUZA, Flora Lima Farias de Souza; ZIBETTI, Marli Lúcia Tonatto. Uma escola, múltiplos olhares: avaliação e recuperação no cotidiano escolar. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v.11, n.2, p.394-409, 2016.

TROW, Martin. Reflections on the transition from elite to mass to universal access: forms and phases of higher education in modern societies since WWII. Berkeley: University of California, 2005. Disponível em: . Acesso em 27 abr. 2017.

VIEIRA, Adriano; RAGINATO, Maria José; MORAES, Marilda Ferraz Ribeiro de. Família, comunidade e escola se encontram. Cadernos CENPEC, São Paulo, v. 4, n.6, p. 111 – 117, 2009.

ZELMANOVITS, Maria Cristina. Em busca de familiaridades. Cadernos CENPEC, São Paulo, v. 4, n. 6, p. 20 – 26, 2009.




DOI: https://doi.org/10.21573/vol1n12019.86902

INDEXADORES

BBE – Bibliografia Brasileira de Educação (Brasília, MEC/INEP)
CLASE – Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades (México, UNAM)
DIADORIM - Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras
DOAJ - Directory of Open Access Journals
DRJI - Directory of Research Journals Indexing (Maharashtra, India)
Edubase (SBU/UNICAMP)
LATINDEX - Sistema Regional de Información em Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
Portal de Periódicos da Capes/MEC
Scielo Educ@ - Fundação Carlos Chagas-FCC, São Paulo/Brasil
Science Library Index - Meadow Springs, Mandurah State, Austrália
SUMÁRIOS.ORG - Sumários de Revistas Brasileiras

 

Licença Creative Commons
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação,
da Associação Brasileira de Política e Administração da Educação
está licenciada com uma Licença
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/index

ISSN versão impressa: 1678-166X
ISSN versão eletrônica: 2447-4193

Prefixo DOI: 10.21573