Dinâmica dos vencimentos e da remuneração docente nas redes estaduais no contexto do Fundeb e do PSPN

Autores

  • Rubens Barbosa de Camargo
  • Thiago Alves
  • Maria da Graça Bollmann

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol34n22018.84109

Palavras-chave:

Política Educacional, Remuneração Docente, Fundeb, PSPN, Educação Básica.

Resumo

O objetivo desse artigo é analisar a dinâmica dos vencimentos e da remuneração de professores da Educação Básica de 10 redes estaduais no período de 2006 a 2014. As fontes de dados utilizadas foram as tabelas de vencimentos e os microdados da RAIS. Os dados mostraram evidências de que no período analisado, coincidente com a transição do Fundef para o Fundeb e do início da vigência do PSPN, houve crescimento real na remuneração média dos professores das redes analisadas, apesar de bastante variável entre as redes (de 10% a 143%). Verificou-se que há grande heterogeneidade entre as redes e que os possíveis impactos do PSPN e do Fundeb têm singularidades em cada uma.

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Publicado

2018-09-01

Como Citar

Camargo, R. B. de, Alves, T., & Bollmann, M. da G. (2018). Dinâmica dos vencimentos e da remuneração docente nas redes estaduais no contexto do Fundeb e do PSPN. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação, 34(2), 413–435. https://doi.org/10.21573/vol34n22018.84109

Edição

Seção

Dossiê: Remuneração de professores de escolas públicas de Educação Básica no contexto do FUNDEB e PSPN