Pesquisa em política educacional e discurso: sugestões analíticas

Autores

  • Luciana Rosa Marques Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Edson Francisco de Andrade Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Janete Maria Lins de Azevedo Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol33n12017.72834

Palavras-chave:

Política Educacional, Análise Crítica do Discurso, Campos Discursivos.

Resumo

Este texto tem por objetivo apontar contribuições teórico-metodológicas às pesquisas no campo da educação. Procura-se identificar na ‘Análise Crítica do Discurso’ possibilidades de apreensão de sentidos produzidos e reproduzidos no processo de elaboração e implementação de políticas públicas. O discurso é aqui analisado em sua abrangência tridimensional, contemplando, simultaneamente, o texto, a prática discursiva e a prática social. Propõe-se ampliar a dimensão política nos estudos a partir dessas dimensões discursivas em que se privilegia a análise das lutas hegemônicas resultantes de disputas pela fixação de sentidos no campo da política educacional.

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Biografia do Autor

Luciana Rosa Marques, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutora em sociologia. Mestre em educação. Professora do Programa de Pós Graduação em Educação da UFPE, linha de pesquisa Política educacional, planejamento e gestão da educação. Vicepresidente Nordeste da ANPAE. Vice coordenadora do GT 05 da ANPED.

Edson Francisco de Andrade, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutor em Educação. Professor do Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional da Universidade Federal de Pernambuco/UFPE. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE, vinculado ao Núcleo de pesquisa em Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação. É diretor da seção da Anpae/PE.

Janete Maria Lins de Azevedo, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Católica de Pernambuco. É mestra em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1981) e doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1994). Realizou estágio de Pós-doutoramento na Universidade de Paris 8, junto ao grupo de pesquisa ECOLE, no período abril de 2002 a março de 2003. Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Pernambuco, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação (campus do Recife e do Agreste) e ao curso de Pedagogia (campus do Recife) e líder do grupo de pesquisa Políticas Públicas da Educação.

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Publicado

2017-04-23

Como Citar

Marques, L. R., Andrade, E. F. de, & Azevedo, J. M. L. de. (2017). Pesquisa em política educacional e discurso: sugestões analíticas. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação, 33(1), 55–71. https://doi.org/10.21573/vol33n12017.72834