O Sistema Nacional de Pós-graduação (SNPG) e o Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024): regulação, avaliação e financiamento

Mário Luiz Neves de Azevedo, João Ferreira de Oliveira, Afrânio Mendes Catani

Resumo


Este artigo problematiza a relação entre o Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), o Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024), o Plano Nacional de Pós-Graduação (2011-2020) e a política de formação de pessoal de educação superior (graduação e pós-graduação), considerando as imbricações entre financiamento, regulação e avaliação. O artigo também trata sobre a formação superior para o magistério na educação básica, bem como sobre potenciais impactos do corte de financiamento da CAPES (2015-2016) por intermédio do Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP) e do Programa de Excelência Acadêmica (PROEX).

Palavras-chave


Pós-graduação; PNE 2014-2024; financiamento; CAPES; educação superior.

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DOI: https://doi.org/10.21573/vol32n32016.68576

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Prefixo DOI: 10.21573