O discurso da gestão democrática na Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (1995-2004)

Autores

  • Ana Lucia Calbaiser da Silva Universidade Federal de São Carlos - UFSCar Escola Superior de Tecnologia e Educação de Porto Ferreira – Asser Porto Ferreira
  • Jaime Farias Universidade Federal de São Carlos – UFSCar
  • José Carlos Rothen Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol31n32015.60145

Palavras-chave:

Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (RBPAE), discurso educacional, gestão democrática.

Resumo

Este estudo buscou investigar a participação da Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (RBPAE) na construção do discurso educacional brasileiro, a partir da análise dos artigos publicados nessa revista no período de 1995 a 2004. A metodologia pautou-se pela articulação da bibliometria com a análise do discurso foucaultiana. A RBPAE foi considerada, neste estudo, como veículo de divulgação científica que participou do processo de dispersão do discurso educacional por meio da preponderância do discurso da gestão democrática.

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Biografia do Autor

Ana Lucia Calbaiser da Silva, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar Escola Superior de Tecnologia e Educação de Porto Ferreira – Asser Porto Ferreira

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Atualmente é professora no Departamento de Pedagogia da Escola Superior de Tecnologia e Educação de Porto Ferreira – Asser Porto Ferreira.

Jaime Farias, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Atualmente é professor do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Coordenação Pedagógica da UFSCar.

José Carlos Rothen, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos. 

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Publicado

2016-06-01

Como Citar

Silva, A. L. C. da, Farias, J., & Rothen, J. C. (2016). O discurso da gestão democrática na Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (1995-2004). Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação, 31(3), 681–696. https://doi.org/10.21573/vol31n32015.60145