Gestão educacional e reinvenção da democracia: questões sobre regulação e emancipação

Autores

  • Maria de Fátima Cóssio
  • Álvaro Moreira Hypolito
  • Maria Cecilia Lorea Leite
  • Maria Antonieta Dall´Igna

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol26n22010.19720

Resumo

O texto objetiva refletir sobre as relações de poder que permeiam as decisões no campo educacional no sentido de ampliar a compreensão do conceito e das práticas de gestão democrática. Inicialmente se enfoca a trajetória de concepções sobre gestão escolar, salientando ressignificações. A seguir, dialoga-se com as idéias de Boaventura Santos e de Laclau e Mouffe, realçando possibilidades emancipatórias, através de racionalidades não hegemônicas. Por fim, relatam-se experiências emergentes de uma escola municipal de Pelotas, buscando tornar visíveis iniciativas em favor da emancipação.

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Publicado

2011-04-13

Como Citar

Cóssio, M. de F., Hypolito, Álvaro M., Leite, M. C. L., & Dall´Igna, M. A. (2011). Gestão educacional e reinvenção da democracia: questões sobre regulação e emancipação. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação, 26(2). https://doi.org/10.21573/vol26n22010.19720

Edição

Seção

Perspectivas da Gestão da Educação e da Escola