A gestão escolar no contexto das recentes reformas educacionais brasileiras

Autores

  • Marília Fonseca Universidade Federal de Goiás
  • João Ferreira de Oliveira Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol25n22009.19493

Resumo

Com base na pesquisa interinstitucional, o artigo trata de repercussões de dois programas brasileiros de gestão escolar desenvolvidos com financiamento internacional: o Fundescola e o Pró-Qualidade. A pesquisa apontou o fortalecimento de uma visão gerencial  estratégica e a convivência de duas concepções opostas de gestão da educação pública: ora privilegiando práticas gerenciais (Plano de Desenvolvimento da Escola); ora sinalizando para as aspirações da comunidade por uma escola mais autônoma e de qualidade (Projeto Político Pedagógico).

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Publicado

2011-04-07

Como Citar

Fonseca, M., & de Oliveira, J. F. (2011). A gestão escolar no contexto das recentes reformas educacionais brasileiras. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 25(2). https://doi.org/10.21573/vol25n22009.19493

Edição

Seção

Continuidade e Mudanças nas Políticas e Práticas de Gestão Educacional