Por um Plano Nacional de Educação: nacional, federativo, democrático e efetivo

Autores

  • Carlos Roberto Jamil Cury Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol25n12009.19325

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir sobre o sentido de um Plano Nacional de Educação (PNE). Para tanto, o texto se apóia em um pequeno histórico das várias vezes em que um plano de tal natureza foi elaborado desde 1931. Focalizando o atual PNE, aponta suas virtudes, como o diagnóstico, as metas e as ações. Entretanto, a ausência de recursos programados o tornou uma carta de intenções. A elaboração de um novo Plano, a vigorar a partir de 2011, preservadas aquelas virtudes, incidirá no mesmo equívoco senão contar com financiamento adequado e com a instalação  do regime de colaboração.

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Publicado

2011-03-30

Como Citar

Cury, C. R. J. (2011). Por um Plano Nacional de Educação: nacional, federativo, democrático e efetivo. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 25(1). https://doi.org/10.21573/vol25n12009.19325

Edição

Seção

Desafios do Planejamento da Educação