REFORMA EDUCACIONAL NO SISTEMA ESTADUAL DE ENSINO: DO ENFRAQUECIMENTO DOS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS ÀS CONTRADIÇÕES NA GESTÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS NA ESCOLA PÚBLICA EM GOIÁS

Autores

  • Luís Gustavo Alexandre Silva Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Educação, Goiânia, GO, Brasil.
  • Ricardo Antônio Gonçalves Teixeira Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Educação, Goiânia, GO, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol37n32021.111490

Palavras-chave:

Reforma. Gestão da Escola. Diretor Escolar.

Resumo

O artigo analisa os efeitos do processo de reforma educacional no trabalho do diretor e na gestão da escola pública pertencente ao sistema estadual de ensino de Goiás. A pesquisa utiliza como metodologia a análise de documentos oficiais, a revisão de literatura e os dados de questionário aplicado aos diretores escolares. Os resultados demonstram que a política de bônus e os procedimentos avaliativos interferem na gestão e no trabalho do diretor, mas ainda não se constituem como as principais referências responsáveis pelas decisões em substituição a práticas de gestão democrática.

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Biografia do Autor

Luís Gustavo Alexandre Silva, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Educação, Goiânia, GO, Brasil.

Luís Gustavo Alexandre da Silva.

Doutor em Educação e Professor Associado da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás.

Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Educação, Goiânia, GO, Brasil. 

E-mail: luis_gustavo_silva@ufg.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1785054448250672

 

 

 

Ricardo Antônio Gonçalves Teixeira, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Educação, Goiânia, GO, Brasil.

Ricardo Antônio Gonçalves Teixeira.

Doutor em Educação e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Educação, Goiânia, GO, Brasil.

Email: professorricardoteixeira@ufg.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0272312162765846

 

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Publicado

2022-01-03

Como Citar

Silva, L. G. A., & Teixeira, R. A. G. (2022). REFORMA EDUCACIONAL NO SISTEMA ESTADUAL DE ENSINO: DO ENFRAQUECIMENTO DOS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS ÀS CONTRADIÇÕES NA GESTÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS NA ESCOLA PÚBLICA EM GOIÁS. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação, 37(3), 1181–1198. https://doi.org/10.21573/vol37n32021.111490