O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO DOCENTE: PERCEPÇÕES A PARTIR DE RELATOS DE HISTÓRIAS DE VIDA

Josilda da Conceição Novacoski da Silva, Leonides Ferreira da Silva

Resumo


O presente trabalho é resultado de uma pesquisa realizada com acadêmicos do 4º ano de Licenciatura em Geografia e tem como principal objetivo compreender a importância do Estágio Supervisionado na formação dos futuros professores. A pesquisa buscou compreender o perfil desses sujeitos, perceber os desafios e as superações encontradas no decorrer do Estágio Supervisionado, bem como as expectativas com relação ao futuro profissional. A pesquisa foi realizada com 28 acadêmicos e a partir dos dados obtidos pelos questionários, foram selecionados 7 acadêmicos, os quais produziram os relatos sobre suas histórias de vida com vistas a evidenciar a importância do Estágio Supervisionado na formação inicial docente. A partir da experiência com esses sujeitos, a pesquisa terá continuidade por meio do projeto de mestrado, visando compreender o papel desse componente curricular para os egressos do Curso de Licenciatura em Geografia. 


Palavras-chave


Formação Docente; histórias de vida; estágio supervisionado.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.85949

Indexadores

 

Apoio