O ENSINO DOS ESTUDOS SOCIAIS NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E OS CÍRCULOS CONCÊNTRICOS

Cláudia Eliane Ilgenfritz Toso, Martin Kuhn, Helena Copetti Callai

Resumo


O ensino dos estudos sociais nos anos iniciais do ensino fundamental é a temática deste texto. Porque ensinamos estudos sociais nos anos iniciais da educação básica da forma como ensinamos? Que concepção epistemológica e pedagógica orienta essa forma de organização do currículo escolar dos Estudos Sociais? Como se produziu o ensino dos estudos sociais que toma como referência os círculos concêntricos? O objetivo é fustigar a tradição consolidada em torno da forma como ensinamos os conhecimentos dos Estudos Sociais nos anos iniciais do ensino fundamental da educação básica. Trata-se de uma reflexão teórica permeada pelos anos de experiência de ensino nos anos iniciais e da formação inicial e continuada de professores.

 


Palavras-chave


Anos Iniciais; estudos sociais; círculos concêntricos

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.85864

Indexadores

 

Apoio