A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO UTILIZANDO A LITERATURA COMO RECURSO PEDAGÓGICO: UM ESTUDO DE CASO EMPREGANDO A LITERATURA DE JÚLIO VERNE

Alexandre Dalla Barba de Almeida

Resumo


Este artigo objetiva expor os resultados provisórios de nossa pesquisa, em andamento, que almeja verificar as possibilidades de construção do conhecimento geográfico considerando a Literatura enquanto linguagem. Para alcançar este objetivo, nosso processo investigatório apresenta um movimento metodológico que busca a articulação entre a Pesquisa Qualitativa e o Paradigma da Complexidade. No momento, os resultados da pesquisa apontam para os potenciais da Literatura como um instrumento que, se abordada sob a luneta da Geografia, pode auxiliar no processo dialógico de ensinar e aprender de nossa ciência. Também apontam a heterogeneidade de abordagens atribuída a Literatura pelo conhecimento geográfico e sua utilização como uma ferramenta que pode auxiliar na (re)construção do conceito geográfico de Paisagem.


Palavras-chave


Geografia; Ensino; Literatura.

Texto completo:

PDF


Comissão Editorial

Programa de Pós-Graduação em Geografia Instituto de Geociências Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Av. Bento Gonçalves, 9500 - Prédio 43113
91.540-000, Porto Alegre, RS, Brasil
Telefone: 55 51 3308 6569
Fax: 55 51 3308 9843
E-mail: para-onde@ufrgs.br