A IMPORTÂNCIA DO SENTIDO NAS AULAS DE GEOGRAFIA: POSSÍVEIS CAMINHOS PARA UM RECONHECIMENTO ENTRE O SUJEITO E O MUNDO

Autores

  • Diego Brandão Nunes * Licenciado em Geografia pela PUCRS e Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia/UFRGS
  • Antonio Carlos Castrogiovanni Docente Associado da Faculdade de Educação – FACED/UFRGS, do Programa de Pós-Graduação em Geografia e da Escola de Humanidades da PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.85833

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Sentido, Logoterapia,

Resumo

O presente trabalho possui como tema a importância da presença ou não do sentido nas aulas de Geografia. Nossa delimitação analítica está pautada na relação do sentido como facilitador ou não do processo de ensino-aprendizagem em Geografia. O caminho investigativo emprega o Paradigma da Complexidade (Morin, 2015) como desafio para a compreensão do mundo pautado nas técnicas da Pesquisa Qualitativa. A pesquisa possui como preocupação inicial o estudo do conceito de sentido a fim de que tenhamos clareza epistemológica para buscarmos aproximações com as demandas da área do ensino de Geografia. A partir disso, problematizamos os desafios que encontramos nas salas de aula, as proximidades que esta ciência pode possuir com o estudo do sentido e investigamos as possibilidades que favorecem maior atribuição do mesmo por parte dos alunos.

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Publicado

12-09-2018

Como Citar

NUNES, D. B.; CASTROGIOVANNI, A. C. A IMPORTÂNCIA DO SENTIDO NAS AULAS DE GEOGRAFIA: POSSÍVEIS CAMINHOS PARA UM RECONHECIMENTO ENTRE O SUJEITO E O MUNDO. Para Onde!?, Porto Alegre, v. 10, n. 1, p. 178–184, 2018. DOI: 10.22456/1982-0003.85833. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/paraonde/article/view/85833. Acesso em: 8 maio. 2025.