GRÊMIOS ESTUDANTIS: A CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS POLÍTICOS NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores

  • Caio Perdomo de Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Tatiana Lemos dos Santos Borges Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.85832

Palavras-chave:

Espaço escolar, democracia, protagonismo juvenil.

Resumo

Este artigo tem como objetivo explorar o espaço dos grêmios estudantis como espaços políticos, aqueles que são espaços do exercício prático da política e, dessa forma, o qualificam de modo específico o espaço. Entendemos a escola como um espaço experimental do exercício democrático demasiado importante, vide que o espaço escolar não é apenas um local de socialização, mas sim um ator na construção da escolarização e o grêmio estudantil é o ente representativo do corpo discente nesse processo. O recorte de análise escolhido é o Colégio Pedro II, pois, é uma das instituições de ensino mais antigas do Rio de Janeiro, onde há grêmios consolidados. Como metodologia foi feito um levantamento do estatuto da instituição, além de entrevistas com alunos dos campi Centro, Tijuca e Humaitá, a fim de traçar um comparativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caio Perdomo de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016). Atualmente é professor de geografia da Rede Beneditina de Educação e Assistência Social. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana e Geografia Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: espaço político, espaço democrático, manifestações, espaço escolar, ensino e vestibular. Foi bolsista de Iniciação Científica do CNPq ao longo da graduação e hoje mestrando do Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGG-UFRJ), financiado com bolsa do CNPq e participando como pesquisador do Grupo de Pesquisas sobre Política e Território (GEOPPOL).

 

Tatiana Lemos dos Santos Borges, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, com enfase em Organização e Gestão do Território. Desde 2009 participa do grupo de pesquisas GEOPPOL, Grupo de Pesquisas Sobre Política e Território, coordenado pela professora Iná Elias de Castro. Bolsista NOTA 10 Faperj, durante o mestrado, tem como foco de estudo o tema política, Comunicação e Território. Ao longo do mestrado elaborou pesquisa sobre a relação entre as rádios e a política, se aprofundando no estudo das rádios comunitárias e a formação de esferas públicas locais.

Downloads

Publicado

2018-09-12