PENSAR AS JUVENTUDES CONTEMPORÂNEAS É PENSAR O CURRÍCULO E O ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

  • Victor Hugo Nedel Oliveira Professor de Geografia. Departamento de Humanidades. Colégio de Aplicação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Miriam Pires Corrêa de Lacerda Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.85824

Palavras-chave:

jovens, juventudes, ensino, geografia.

Resumo

O jovem contemporâneo vem questionando a sociedade nos mais diferentes setores. Este mesmo jovem encontra-se em nossos bancos escolares e, por vezes, não damos a devida atenção às suas individualidades, coletividades e expressões. Esta pesquisa trata das culturas juvenis no âmbito escolar e suas relações com o ensino da Geografia. Objetivou-se levantar referencial teórico para colocar em diálogo as duas grandes linhas de investigação da pesquisa: as culturas juvenis e o ensino de Geografia. Para atingir o principal objetivo proposto, foi realizada ampla pesquisa teórica sobre os dois temas da investigação. Os resultados da pesquisa indicam que o jovem contemporâneo é composto de múltiplas e transitórias identidades e está adaptando-se a múltiplos pertencimentos. Entende-se que o perfil de jovem elencado pela pesquisa pode ser assim entendido em outros espaços, na medida em que vai se moldando a estas configurações identitárias. No tocante à Geografia escolar, nos ficou bem claro que o jovem-aluno vincula muito fortemente aos temas físicos da ciência. Há o questionamento, então, sobre a condução das aulas de Geografia, no ensino básico, a saber, se as mesmas dão conta do conceito pleno do espaço geográfico, no sentido de trabalhar as temáticas físicas, mas também as humanas da ciência. Percebemos que há relação direta entre as práticas juvenis e possíveis temas a serem trabalhados na aula de Geografia. Há muito que se avançar neste tipo de pesquisa, uma vez que tratamos, além dos objetos já previstos, da prática docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Hugo Nedel Oliveira, Professor de Geografia. Departamento de Humanidades. Colégio de Aplicação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Professor de Geografia. Departamento de Humanidades. Colégio de Aplicação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Miriam Pires Corrêa de Lacerda, Universidade Feevale

Professora da Universidade Feevale

Downloads

Publicado

2018-04-25