AS ABORDAGENS DAS TEMÁTICAS ÁGUA, BACIAS HIDROGRÁFICAS E RECURSOS HÍDRICOS NA OBRA PANORAMA GEOGRÁFICO DO BRASIL

Autores

  • Vicente Passaglia Pereira Cantanhede Universidade Estadual de Campinas
  • Raul Reis Amorim Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.85793

Palavras-chave:

Livro Didático, Ensino de Geografia, Geografia Física

Resumo

A abordagem dos livros didáticos reflete e traduz as políticas curriculares e as concepções escolares de cada época. No caso dos livros didáticos de Geografia, isto é bastante perceptível quando se compara uma mesma obra que apresenta diferentes edições. Este trabalho tem como objetivo analisar como a obra Panorama Geográfico do Brasil, escrita pelo professor Melhem Adas e editada desde a década de 1980, tem tratado as temáticas físico-naturais ao longo de todas as suas edições. Para atender ao objetivo proposto, este trabalho adotou duas etapas: a primeira, foi inventariar como as temáticas ligadas a água, bacias hidrográficas e recursos hídricos são tratadas em cada uma das edições; e segundo, verificou-se que mudanças nas concepções da Geografia Escolar ao longo das últimas três décadas influenciaram a concepção das abordagens dos conteúdos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vicente Passaglia Pereira Cantanhede, Universidade Estadual de Campinas

Professor de Geografia. Graduado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense - Polo Universitário Campos dos Goytacazes (UFF - PUCG). Como experiência, tenho o Estágio Supervisionado no Colégio Estadual João Pessoa, Campos - RJ, bolsista voluntário do Grupo de Estudos de Geografia Histórica (GEGH) coordenado pelo Professor Marcelo Werner, monitor das disciplinas de Sistemas Naturais do Território Brasileiro e de Geomorfologia Geral da (UFF- PUCG), bolsista de Iniciação Científica da FAPERJ orientado pelo professor Raul Reis Amorim e bolsista de Iniciação à docência PIBID - CNPq orientado pela Regina Célia Frigério. Atualmente sou mestrando do programa de pós-graduado em Geografia da UNICAMP.  Atuo na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física, trabalhando principalmente com os seguintes temas: Ensino de Geografia Física, Educação Especial aplicada ao ensino de Geografia e análise de livros didáticos.

Raul Reis Amorim, Universidade Estadual de Campinas

Atualmente é Professor Doutor MS-3.1 do Departamento de Geografia (DGEO), Instituto de Geociências (IG) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2005), Mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - 2007, e Doutor em Geografia também pela UNICAMP (2011). Conclui Estágio de Pós-Doutorado na UNICAMP (março/2015). Atua na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física, trabalhando principalmente com os seguintes temas: Análise Geossistêmica da Paisagem, Análise, Planejamento e Gestão de Bacias Hidrográficas com ênfase em áreas sujeitas a inundações e estiagens e Planejamento Ambiental em Unidades de Conservação. 

Downloads

Publicado

2018-04-25