AS ABORDAGENS DAS TEMÁTICAS ÁGUA, BACIAS HIDROGRÁFICAS E RECURSOS HÍDRICOS NA OBRA PANORAMA GEOGRÁFICO DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.85793Palavras-chave:
Livro Didático, Ensino de Geografia, Geografia FísicaResumo
A abordagem dos livros didáticos reflete e traduz as políticas curriculares e as concepções escolares de cada época. No caso dos livros didáticos de Geografia, isto é bastante perceptível quando se compara uma mesma obra que apresenta diferentes edições. Este trabalho tem como objetivo analisar como a obra Panorama Geográfico do Brasil, escrita pelo professor Melhem Adas e editada desde a década de 1980, tem tratado as temáticas físico-naturais ao longo de todas as suas edições. Para atender ao objetivo proposto, este trabalho adotou duas etapas: a primeira, foi inventariar como as temáticas ligadas a água, bacias hidrográficas e recursos hídricos são tratadas em cada uma das edições; e segundo, verificou-se que mudanças nas concepções da Geografia Escolar ao longo das últimas três décadas influenciaram a concepção das abordagens dos conteúdos.