DE SÃO PAULO À PORTO ALEGRE: REFLEXIVIVENCIANDO A TROCA DE EXPERIÊNCIAS ENTRE PIBID E ESTÁGIOS DE LICENCIATURA NA BUSCA DA FORMAÇÃO DE BONS PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.85715Palavras-chave:
Formação de professores, Professor reflexivo.Resumo
Qual o sentido de formar professores para a Educação Básica? Qual o sentido de ser professor na Educação Básica? Como pensar a construção da identidade do professor? São algumas questões que os autores - um em Guarulhos, SP (UNIFESP) formando pedagogas e o outro envolvido com a Licenciatura Noturna de Geografia, em Porto Alegre, RS (UFRGS) - pretendem reflexionar. Sem a pretensão de propor respostas ‘essencialistas’. A partir da experiência com o PIBID na UNIFESP e com os estágios finais de licenciatura na UFRGS, apontamos um pouco da trajetória dos alunos, no processo de sua formação. A busca de positividades e de fraquezas em ambas as experiências aponta-nos para a busca do professor reflexivo, aquele cuja ação evita ser repetitiva e acomodada.Downloads
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Publicado
12-09-2018
Como Citar
KAERCHER, N. A.; SILVA, J. L. B. da. DE SÃO PAULO À PORTO ALEGRE: REFLEXIVIVENCIANDO A TROCA DE EXPERIÊNCIAS ENTRE PIBID E ESTÁGIOS DE LICENCIATURA NA BUSCA DA FORMAÇÃO DE BONS PROFESSORES. Para Onde!?, Porto Alegre, v. 10, n. 1, p. 140–146, 2018. DOI: 10.22456/1982-0003.85715. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/paraonde/article/view/85715. Acesso em: 8 maio. 2025.