AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS DIDÁTICOS DO CONTEÚDO DA GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.85696Palavras-chave:
Formação inicial de Professores, conhecimentos profissionais, profissionalidade docenteResumo
Neste artigo trazemos a discussão acerca dos conhecimentos didáticos do conteúdo de Geografia, considerados como essenciais no processo da profissionalidade docente. Neste sentido, destacamos como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) contribui na construção desse conhecimento nos acadêmicos participantes do programa, no estado do Paraná. Para identificar a construção desse conhecimento, combinou-se entrevistas, questionários, análise documental e observação participante, por meio da abordagem qualitativa, conforme Lüdke, André (1986). Os resultados apontam que o PIBID contribui significativamente para o aprofundamento dos CDC de Geografia, a medida em que proporciona espaço e condições para a criação de materiais e métodos diferenciados.