A RELAÇÃO ENTRE OS SABERES DA GEOGRAFIA ESCOLAR E DA ACADÊMICA: IMPACTOS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR

Cláudia Simone Lemos Almeida, Antonio Carlos Pinheiro

Resumo


A discussão sobre a formação inicial e saberes docentes têm se tornado objetos de reflexões por parte das produções textuais e também de políticas públicas nas últimas décadas. Mediante a isso, o presente trabalho tem como objetivo compreender a relação entre os conhecimentos da Geografia escolar e os conhecimentos da Geografia acadêmica e suas influências na formação do professor. Utilizamos como abordagem metodológica para a realização do trabalho, a pesquisa qualitativa baseada na história de vida, nas entrevistas e observações dos sujeitos. Ouvir esses professores e observar suas práticas é oportunizar que os mesmos participem da pesquisa como sujeitos centrais, possibilitando que reflitam sobre suas ações nas aulas de Geografia. A pesquisa faz parte da dissertação de mestrado que se encontra em andamento, mas já apresenta algumas considerações a respeito do tema.

Palavras-chave


Formação docente; Geografia acadêmica; Geografia escolar

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DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.85676

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