A RELAÇÃO ENTRE OS SABERES DA GEOGRAFIA ESCOLAR E DA ACADÊMICA: IMPACTOS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR

Autores

  • Cláudia Simone Lemos Almeida Universidade Federal da Paraíba
  • Antonio Carlos Pinheiro

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.85676

Palavras-chave:

Formação docente, Geografia acadêmica, Geografia escolar

Resumo

A discussão sobre a formação inicial e saberes docentes têm se tornado objetos de reflexões por parte das produções textuais e também de políticas públicas nas últimas décadas. Mediante a isso, o presente trabalho tem como objetivo compreender a relação entre os conhecimentos da Geografia escolar e os conhecimentos da Geografia acadêmica e suas influências na formação do professor. Utilizamos como abordagem metodológica para a realização do trabalho, a pesquisa qualitativa baseada na história de vida, nas entrevistas e observações dos sujeitos. Ouvir esses professores e observar suas práticas é oportunizar que os mesmos participem da pesquisa como sujeitos centrais, possibilitando que reflitam sobre suas ações nas aulas de Geografia. A pesquisa faz parte da dissertação de mestrado que se encontra em andamento, mas já apresenta algumas considerações a respeito do tema.

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Biografia do Autor

Cláudia Simone Lemos Almeida, Universidade Federal da Paraíba

Aluna do mestrado em Educação Geográfica do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Paraíba.

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Publicado

25-04-2018

Como Citar

ALMEIDA, C. S. L.; PINHEIRO, A. C. A RELAÇÃO ENTRE OS SABERES DA GEOGRAFIA ESCOLAR E DA ACADÊMICA: IMPACTOS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR. Para Onde!?, Porto Alegre, v. 10, n. 2, p. 96–102, 2018. DOI: 10.22456/1982-0003.85676. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/paraonde/article/view/85676. Acesso em: 6 maio. 2025.