O PIBID COMO APORTE DA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA

Autores

  • Nathalia Rocha Morais
  • Lenilton Francisco de Assis

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.85641

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, PIBID, Formação Continuada de Professores.

Resumo

Esta proposta busca discutir a importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação continuada dos professores em exercício nas escolas onde as práticas do Programa se efetivam. Nesse sentido, analisamos as práticas dos supervisores do PIBID de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) que atuam em escolas da cidade de Campina Grande- PB. O estudo segue as orientações da pesquisa qualitativa em educação, buscando aporte teórico em autores que tratam dos processos formativos para a docência, em especial na Geografia. Verifica-se, por meio de entrevistas, que o programa tem agregado maior significado ao processo de formação continuada já que representa um caminho para a reflexão sobre a prática. Ademais, os supervisores têm (re) valorizados seus saberes constituídos ao longo do magistério e que são produto de sua vivência no espaço escolar.

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Biografia do Autor

Nathalia Rocha Morais

Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba, Pós-Graduada em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba na Linha de Pesquisa Ensino Geográfico; possui diversas publicações na área de Ensino de Geografia também possuindo algumas nas áreas de meio ambiente e Geografia Urbana. Atuou como professora na rede básica de ensino na cidade de Campina Grande-PB. No mais participa dos grupos de estudo GEPEG e GEEF, ambos com discussões voltadas para as temáticas de ensino de Geografia e Fomação de Professores.

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Publicado

2018-09-12