MÍDIAS LOCATIVAS E REALIDADE AUMENTADA: POTENCIALIDADES PARA O ENSINO GEOGRAFIA NA CIBERCULTURA

Autores

  • Wander Guilherme Rocha Carvalho Instituto de Geociências - Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
  • José Augusto Faria de Araújo

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.85597

Palavras-chave:

Locative media, Augmented Reality, Cyberculture.

Resumo

O surgimento de novas tecnologias de informação e comunicação ressignificam o modo de vida humano, a cultura e as relações com o espaço. As mídias locativas, que agregam a um local específico um determinado conteúdo informacional através do acesso à localização GPS, fazem emergir novas espacialidades e potencialidades, como com o uso tecnologia da realidade aumentada (RA), que tem sido difundida e aperfeiçoada com os jogos e aplicativos lançados a cada dia, permitindo a visualização de elementos virtuais no mundo real, em tempo real, o que passa a promover novas possibilidades de interação entre esses elementos e os usuários. Este artigo discorrerá sobre os usos da realidade aumentada e suas potencialidades para a Geografia e o ensino

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wander Guilherme Rocha Carvalho, Instituto de Geociências - Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (2015), atualmente é mestrando no Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade de Campinas (Unicamp). Foi bolsista CAPES PIBID sub-projeto Geografia (2014 a 2017) na mesma instituição. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em educação geográfica e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), é participante do Grupo de Estudos Ateliê de Pesquisas e Práticas em Ensino de Geografia (APEGEO).

Downloads

Publicado

12-09-2018

Como Citar

ROCHA CARVALHO, W. G.; ARAÚJO, J. A. F. de. MÍDIAS LOCATIVAS E REALIDADE AUMENTADA: POTENCIALIDADES PARA O ENSINO GEOGRAFIA NA CIBERCULTURA. Para Onde!?, Porto Alegre, v. 10, n. 1, p. 83–89, 2018. DOI: 10.22456/1982-0003.85597. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/paraonde/article/view/85597. Acesso em: 6 maio. 2025.