O ENCANTAMENTO DO ESPAÇO MENTALMENTE PROJETADO: UM CONCEITO PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA ESCOLAR

Autores

  • Leonardo Pinto dos Santos
  • Eduardo Schiavone Cardoso UFSM

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.85551

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, EMP, Epistemologia Genética

Resumo

O presente artigo é fruto de uma pesquisa em andamento através do programa de pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), cujo objetivo é pensar a Geografia Escolar a partir do conceito de Espaço Mentalmente Projetado (EMP). Este é um conceito pensado para o ensino da Geografia na educação básica, em que o estudante por meio da ação passa a construir mentalmente espaços por ele não vivenciado de forma direta, sendo capaz de projetar este espaço que habita seu imagético.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Pinto dos Santos

Graduado em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2013) e Técnico em Geoprocessamento pelo Colégio Politécnico da mesma Universidade. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência no subprojeto Geografia da Universidade Federal de Santa Maria 2011-2013. É mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015) com ênfase na linha de pesquisa Ensino de Geografia. Atualmente é doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria e professor de Geografia da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul. Foi avaliador no PNLD 2017 Geografia Anos Finais e no PNLD 2018 Geografia Ensino Médio. Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Geográfica, Ensino-Aprendizagem, Metodologias de Ensino e Espaço Mentalmente Projetado.

Eduardo Schiavone Cardoso, UFSM

Possui graduação em Geografia - Bacharelado pela Universidade de São Paulo(1989), graduação em Geografia Licenciatura pela Universidade de São Paulo(1991), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo(1996), doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo(2001) e pós-doutorado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(2010). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana. Atuando principalmente nos seguintes temas:Pesca Artesanal, Pescadores, Natureza, Território.

Downloads

Publicado

2018-09-12