TENSÕES E INTENÇÕES ENTRE PROFESSOR DE GEOGRAFIA E LIVRO DIDÁTICO NA PRÁTICA DOCENTE

Autores

  • Carina Copatti Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Helena Copetti Callai Universidade Regional do Noroeste do estado do Rio Grande do Sul
  • Helena Copetti Callai Universidade Regional do Noroeste do estado do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.85527

Palavras-chave:

Professor de Geografia, Livro didático, Ensino e aprendizagem.

Resumo

O objetivo desta escrita é propor reflexões em relação às tensões entre professor de Geografia e livro didático na prática de ensino, considerando também as intenções dos profissionais no uso deste recurso. Trazemos como questão central: de que maneira a relação entre o professor de Geografia e o livro didático influencia na prática docente? Como esse recurso interfere no ensino de Geografia? Como metodologia optamos pela pesquisa bibliográfica, construída no âmbito inicial da pesquisa de doutoramento, em que a interação entre livro didático e formação de professores tem centralidade. São diversas as interações possíveis entre professor e livro didático; isso envolve a formação teórico-metodológica, os conhecimentos didático-pedagógicos e as experiências que o professor possui. Isso faz com que ocorram tensões no uso desse recurso ou, ainda, que diferentes possibilidades emerjam nessa interação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carina Copatti, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Professora Graduada em Geografia e Mestre em Educação (UPF). Especialista em Metodologias do Ensino de Geografia (Uniasselvi, 2012). Doutoranda em Educação nas ciências (UNIJUI).

Helena Copetti Callai, Universidade Regional do Noroeste do estado do Rio Grande do Sul

Doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo - USP. Professora na Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ, Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências - UNIJUI. Pesquisadora Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Helena Copetti Callai, Universidade Regional do Noroeste do estado do Rio Grande do Sul

Doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo - USP. Professora na Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ, Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências - UNIJUI. Pesquisadora Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Downloads

Publicado

12-09-2018

Como Citar

COPATTI, C.; CALLAI, H. C.; CALLAI, H. C. TENSÕES E INTENÇÕES ENTRE PROFESSOR DE GEOGRAFIA E LIVRO DIDÁTICO NA PRÁTICA DOCENTE. Para Onde!?, Porto Alegre, v. 10, n. 1, p. 52–59, 2018. DOI: 10.22456/1982-0003.85527. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/paraonde/article/view/85527. Acesso em: 8 maio. 2025.