DIFERENÇAS E IDENTIDADES CULTURAIS NO ESPAÇO GEOGRÁFICO ESCOLAR: (RE)PENSANDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROFESSORAS DE GEOGRAFIA

Autores

  • José Rodrigues de Carvalho Universidade Federal de Goiás
  • Alecsandro J. P. Ratts

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.85523

Palavras-chave:

Identidade cultural, Diferença, Espaço escolar

Resumo

Resumo: Este artigo apresenta uma pesquisa de doutorado em andamento sobre diferença e identidade cultural na formação inicial e continuada de professores(as) de Geografia, mais especificamente as questões etnicorraciais e regionais. Trata-se de um estudo bibliográfico e de campo, realizado no município de Redenção, PA/Brasil, com o seguinte itinerário metodológico: levantamento do acervo de artigos, dissertações e teses em bancos de dados eletrônicos, como periódicos científicos, sites de programas de pós-graduação em Geografia e a Plataforma Sucupira/Capes. Livros complementaram as fontes. A sistematização das visões dos(as) autores(as) resultou num mapa conceitual que evidencia a necessidade de maior atenção da Geografia para com a identidade e a diferença no espaço escolar.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Rodrigues de Carvalho, Universidade Federal de Goiás

Mestre e doutorando em Geografia. Professor da Educação Básica do Estado do Pará, Brasil.

Downloads

Publicado

12-09-2018

Como Citar

DE CARVALHO, J. R.; RATTS, A. J. P. DIFERENÇAS E IDENTIDADES CULTURAIS NO ESPAÇO GEOGRÁFICO ESCOLAR: (RE)PENSANDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROFESSORAS DE GEOGRAFIA. Para Onde!?, Porto Alegre, v. 10, n. 1, p. 37–44, 2018. DOI: 10.22456/1982-0003.85523. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/paraonde/article/view/85523. Acesso em: 7 maio. 2025.