PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE GEOGRAFIA: REFLEXÕES A PARTIR DE ESCOLAS ESTADUAIS PARAIBANAS

Autores

  • Eduardo Barboza Souza Universidade Federal da Paraiba - UFPB
  • Thais Mara Souza Pereira
  • Erimágna de Morais Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.85444

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Prática docente, Escola pública.

Resumo

Sabe-se que os estudos voltados à prática docente têm se intensificado bastante na contemporaneidade, com base em estudos diversos na área percebemos a necessidade de uma maior discussão e reflexão acerca de tal. Nessa perspectiva, objetivamos com essa pesquisa refletir a prática de ensino em Geografia dos professores da rede estadual de ensino no município de Itabaiana-PB. Para a efetivação, utilizamos os seguintes procedimentos metodológicos: a) levantamento bibliográfico e documental, b) planejamento da pesquisa, c) observação participante, d) coleta de informações por meio de questionários e e) análise dos dados obtidos. Com base nas reflexões realizadas, mesmo sabendo das grandes dificuldades que permeiam o ensino público, percebemos a necessidade de uma maior reflexão por parte dos professores sobre sua própria prática, de modo que, só assim possa emergir possibilidades de intervenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Barboza Souza, Universidade Federal da Paraiba - UFPB

Mestrando em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Educação Geográfica e Pós-Graduando em Metodologia de Ensino de Geografia e História - FAVENI.

Downloads

Publicado

2018-09-12