PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE GEOGRAFIA: REFLEXÕES A PARTIR DE ESCOLAS ESTADUAIS PARAIBANAS

Eduardo Barboza Souza, Thais Mara Souza Pereira, Erimágna de Morais Rodrigues

Resumo


Sabe-se que os estudos voltados à prática docente têm se intensificado bastante na contemporaneidade, com base em estudos diversos na área percebemos a necessidade de uma maior discussão e reflexão acerca de tal. Nessa perspectiva, objetivamos com essa pesquisa refletir a prática de ensino em Geografia dos professores da rede estadual de ensino no município de Itabaiana-PB. Para a efetivação, utilizamos os seguintes procedimentos metodológicos: a) levantamento bibliográfico e documental, b) planejamento da pesquisa, c) observação participante, d) coleta de informações por meio de questionários e e) análise dos dados obtidos. Com base nas reflexões realizadas, mesmo sabendo das grandes dificuldades que permeiam o ensino público, percebemos a necessidade de uma maior reflexão por parte dos professores sobre sua própria prática, de modo que, só assim possa emergir possibilidades de intervenção.


Palavras-chave


Ensino de Geografia; Prática docente; Escola pública.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.85444

Indexadores

 

Apoio