A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NA PERSPECTIVA DOS EGRESSOS DO PIBID-UNIOESTE

Eliete Woitowicz, Marli Terezinha Szumilo Schlosser

Resumo


O presente trabalho possui como tema a formação inicial de professores de Geografia, no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Buscou-se analisar o que fazem os egressos do Programa, no intuito de verificar quais são as contribuições do PIBID para os ex-participantes que estão atuando na Educação Básica. Para tanto, selecionou-se a pesquisa qualitativa, por meio do estudo de caso, com a participação dos 24 egressos do PIBID, formados no Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Marechal Cândido Rondon (MCR). Os resultados coletados indicam o impacto positivo na formação desses professores, contudo, apontam algumas dificuldades relacionadas com a inserção na carreira docente.


Palavras-chave


PIBID; Egressos; Formação inicial de professores de Geografia.

Texto completo:

PDF


Comissão Editorial

Programa de Pós-Graduação em Geografia Instituto de Geociências Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Av. Bento Gonçalves, 9500 - Prédio 43113
91.540-000, Porto Alegre, RS, Brasil
Telefone: 55 51 3308 6569
Fax: 55 51 3308 9843
E-mail: para-onde@ufrgs.br