Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Para Onde!??
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

DIRETRIZES PARA AUTORES

Diretrizes para o envio de trabalhos originais para a Revista Eletrônica PARAONDE!?

Utilizar a Folha de Estilo para a composição dos trabalhos, disponível AQUI

1 – A Revista Eletrônica PARAONDE!?, com regime quadrimestral e fluxo contínuo para a submissão de trabalhos científicos, é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul que busca promover o conhecimento geográfico a partir da publicação de artigos relacionados a Geografia e áreas afins.

2 - Serão aceitos para publicação na Revista Eletrônica PARAONDE!? trabalhos originais resultantes de pesquisas científicas na área e áreas afins nos seguintes formatos e extensões: a – Artigos: entre 15 e 25 páginas, incluindo imagens e referências; b – Entrevistas: entre 5 a 10 páginas; c - Resenhas: entre 3 a 5 páginas; d- Relatos de viagens: entre 5 a 10 páginas.

3 - Os artigos deverão ser editados em MS Office 2000 (Word) ou versões posteriores, em espaço simples fonte Arial, tamanho 12, sem notas de cabeçalho e rodapé. A configuração da página deve ser A4 (210 x 297 mm) com margens de 3,0 cm (superior, inferior, direita e esquerda). Não paginar o texto. Clique aqui para baixar a Folha de Estilo para a composição do trabalho a ser submetido.

4 - O título do trabalho deve aparecer centralizado com fonte Arial, tamanho 14 e em negrito e letras maiúsculas. Após o título, com um espaçamento, o título em língua estrangeira: inglês, francês ou espanhol, centralizado, com a primeira letra maiúscula e com fonte Arial, tamanho 12.

5 - O trabalho científico em forma de artigo deve conter resumo em português, resumo em inglês e resumo em língua estrangeira a escolher (espanhol ou francês), com no máximo 250 palavras em espaço simples, fonte Arial, tamanho 10 e uma relação de três a cinco palavras-chave que descrevam o conteúdo do trabalho. As palavras chaves deverão ser separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto e ser apresentadas em português e em língua estrangeira. Não usar tradutor automático.

6 - A estrutura do texto deve ser dividida em partes não numeradas e com subtítulos (fonte Arial, tamanho 12, negrito e primeira letra maiúscula). É necessário para os artigos conter: Introdução, desenvolvimento, considerações finais e referências.

7 - Tabelas e ilustrações devem ser referidas no texto e numeradas de acordo com a sequência. As tabelas devem ter título/legenda na parte superior (fonte Arial, tamanho 12 e espaçamento simples) e as ilustrações também devem ter título/legenda (fonte Arial, tamanho 12) na parte superior e espaçamento simples. As ilustrações (gráficos, mapas, fotografias, desenhos, esquemas, fluxogramas, organogramas, plantas, quadros, figuras e outros) deverão ser enviadas em formato GIF ou JPG, já inseridas no corpo do texto, com resolução acima de 300 dpi.

8 - As notas de fim devem ser marcadas com números no alto à direita da palavra e colocadas no final do texto, antes da referência com letra Arial, tamanho 10.

9 - As citações diretas e indiretas deverão ser organizadas de acordo com a NBR-10520 da ABNT (agosto de 2002). § 1º - As citações diretas, no texto, de até três linhas, devem estar contidas entre aspas duplas. As citações diretas, no texto, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4cm da margem esquerda, sem as aspas e com letra Arial tamanho 10. § 2º - Citações ao longo do texto devem respeitar o seguinte padrão: - sobrenome do autor, data, página em letras maiúsculas e minúsculas: Silva (1997, p.54) e, quando estiverem entre parênteses, devem ser em letras maiúsculas: (SILVA, 1997, p.54).

 10 - As referências deverão ser organizadas de acordo com a NBR-6023 da ABNT (agosto de 2002) e devem seguir os modelos e exemplos abaixo:

- Livros: AUTOR (ES). Título: subtítulo. Indicação de responsabilidade (organização, revisão crítica, tradução etc). Edição. Local de publicação (cidade): Editor, data (ano). Número de páginas ou volumes.

- Dissertações e teses: AUTOR. Título: subtítulo. Data. Número de folhas ou volumes. Tipo de trabalho (grau)-vinculação acadêmica, local e ano da apresentação ou defesa.

 - Capítulos de livro: AUTOR (ES) Título do capítulo. In: AUTOR (ES) DO LIVRO. Título do livro. Edição. Local de publicação (cidade): Editora, data (ano). Número de páginas. Páginas inicial e final do capítulo.

- Trabalhos apresentados em congressos: AUTOR (ES) DO TRABALHO. Título do trabalho. In: NOME DO CONGRESSO, número do evento, data da realização, local de realização (cidade). Título... Local de publicação (cidade): Editora, data de publicação (ano). Páginas inicial e final do trabalho.

- Artigos de revistas: AUTOR (ES) DO ARTIGO. Título do artigo. Título da revista, local de publicação (cidade), número do volume, número do fascículo, página inicial e final do artigo. Mês e ano do fascículo.

- Fontes de pesquisa eletrônica: AUTOR (ES). Título. Disponível na Internet. Endereço. Data de acesso.

11 – Os trabalhos devem ser encaminhado para os (as) editores (as) da Revista PARAONDE!? por meio eletrônico, que submeterão a dois pareceristas cadastrados para fazer a avaliação do mesmo quanto a originalidade, relevância científica, correção, clareza e qualidade gráfica das ilustrações. Os pareceres poderão ser de aceite para publicação, aceite para publicação com correção ou não aceite para publicação.

12 - Os trabalhos submetidos passam por programa antiplágio antes do envio para avaliação. Trabalhos com plágio serão reprovados.

13 - Ao enviar os trabalhos para publicação, o (s) autor (es) está (ão) automaticamente concordando com as diretrizes editoriais da Revista PARAONDE!? e assumindo que o texto, bem como as ilustrações e tabelas são de sua inteira responsabilidade.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  5. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  6. Se o artigo envolver pessoas, imagens fotográficas, áudio e audiovisual  o autor deverá possuir o direito  sobre os dados  a serem publicados.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.