O JOGO OVERWATCH PARA BRASILEIROS: AS EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS DE DJ LÚCIO NO CONTEXTO DA LOCALIZAÇÃO DIREÇÃO INGLÊS ↔ PORTUGUÊS

Autores

Palavras-chave:

Expressões Idiomática, Léxico Cultural, Localização de jogos.

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar alguns dos principais processos que envolvem a tradução/localização de expressões idiomáticas (EIs) as quais estão presentes nas falas do personagem Lúcio do jogo de vídeo game Overwatch (2016), na direção Inglês ↔ Português. Para tanto, nos pautamos em teorias da Teoria da Tradução (AUBERT, 1998; NORD, 1991; ZIPSER, POLCHLOPEK, 2011), bem como da Fraseologia (RIVA, 2009; ALVAREZ, 2000; XATARA, 2001) e da Localização (SILVA, 2015; SÁNCHEZ, 2013; O'HAGAN, MANGIRON, 2006).Com base nisso, procedemos uma coleta das expressões presentes nas legendas e nas dublagens do referido jogo (2018), a fim de verificarmos quais as principais opções de tradução foram adotadas para a proposta de adequação cultural do personagem ao universo da culturalidade brasileiro. Sendo assim, observamos os seguintes exemplos: Oh, Yeah!­ ↔ “Ah, garoto!”; Give yourself to the rhythm! “Se entrega na batida!”; e Killed it! “Arrebentei!”, os quais evidenciam a tentativa da localização de caracterizar Lúcio dentro do contexto da Língua Meta, enfatizando valores das relações sociais no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Talita Serpa, Universidade Estadual Paulista

Pós-Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Estadual Paulista- UNESP – Câmpus de São José do Rio Preto/SP. 

Daniele de Oliveira Luciano, União das Faculdades dos Grandes Lagos

Bacharel em Letras Tradutor pela União das Faculdades dos Grandes Lagos

João Flávio Dias, União das Faculdades dos Grandes Lagos

Bacharel em Letras Tradutor pela União das Faculdades dos Grandes Lagos

Celso Fernando Rocha, Universidade Estadual Paulista

Professor Efetivo da Universidade Estadual Paulista-Câmpus de São José do Rio Preto

Downloads

Publicado

2020-06-30

Edição

Seção

Artigos