QUINTILIANO E A EDUCAÇÃO CÊNICA: AS LIÇÕES DO COMOEDUS

Autores

Palavras-chave:

Quintiliano, Institutio oratoria, educação cênica, comediante, educação oratória.

Resumo

Preocupado com a atuação dos oradores de seu tempo e, particularmente, com certo excesso de dramaticidade que constatava nos discursos públicos, Quintiliano propõe uma formação sui generis ao oferecer, como parte de sua educação oratória, a observação do ator dramático, etapa de aprendizado, até onde se sabe, instituída e discutida com rigor de detalhes apenas na Institutio oratoria. Este artigo tem por objetivo mostrar que a tradução do undécimo capítulo do primeiro livro da Institutio oratoria, onde se pode encontrar os preceitos escolares do comoedus, evidenciou similaridades entre bons atores e bons oradores quanto aos objetivos, às técnicas, e à própria atuação.

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Biografia do Autor

Jefferson da Silva Pontes, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestrado em Estudos Literários (2017) pelo Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde, atualmente, é aluno do curso de doutorado.

Charlene Martins Miotti, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora adjunta de Língua e Literatura Latinas na Universidade Federal de Juiz de Fora.

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Publicado

2017-12-18

Edição

Seção

Artigos