“TODOS OS QUE SE PREOCUPAM COM A VERDADE SÃO CONSIDERADOS CRIANÇAS POR DEUS”: UM TEXTO DE CLEMENTE DE ALEXANDRIA
Palavras-chave:
Clemente de Alexandria, Metáforas educacionais, PedagogiaResumo
Propomos uma tradução comentada de uma seção de O pedagogo, do filósofo cristão Clemente de Alexandria, cuja obra é reconhecida por sua importância como um dos primeiros tratados pedagógicos da história da educação. A seção focalizada, “Todos os que se preocupam com a verdade são considerados crianças por Deus”, escrita originalmente em grego clássico, já foi traduzida para outras línguas, especialmente para o inglês, francês, alemão e italiano. O trecho se reveste de importância por causa das inúmeras metáforas apresentadas pelo escritor para enfatizar, a partir de comparações com os filhotes de animais, que a educação é um processo de transformação em que, no final das contas, o educando assume as qualidades positivas de uma criança. Seu recurso constante à alegoria e aos trocadilhos empresta ao trecho um excepcional valor literário e certa profundidade filosófica.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).