O boom latino-americano: recepção e tradução
Abstract
Este trabalho buscar abordar a Tradução a partir de sua aproximação com a Literatura Comparada. Para tal, tomamos como objeto de estudo um fenômeno marcante do mundo literário do século XX, o chamado boom latino-americano, momento da década de 1960 em que a produção literária da América Latina se expandiu para o mundo. Assim, com o suporte de autores como Steiner (2001) e Carvalhal (2003), analisamos a história do boom, seu desenvolvimento, impacto e consequências a partir de sua recepção, de duas formas: através da tradução, com a introdução de diversos autores de língua espanhola em contexto internacional; e a partir da influência observada em gerações seguintes de escritores. A conclusão desta pesquisa demonstra que internacionalização do mundo hispânico, através do fenômeno literário boom, foi fundamental para que a literatura em língua espanhola se desenvolvesse, difundindo-se a partir da "eclosão de traduções a uma multiplicidade de línguas.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2014-10-11
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).