Pride and Prejudice (1813) da escritora Jane Austen, Bride and Prejudice (2004) sob a direção de Gurinder Chadha e Lost in Austen (2008)
Resumo
A literatura sempre manteve diálogo com as outras artes. Contemporaneamente, essas relações tornaram-se íntimas. Este artigo apresenta um estudo comparado interdisciplinar entre literatura e cinema. A investigação empreendida envolve a obra literária Pride and Prejudice de Jane Austen e duas das produções fílmicas que se constituem em transcriações do romance. Para levar a efeito o presente exame, foi eleito como viés de análise o inconformismo ou a forma de expressá-lo revelado pelas protagonistas analisadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).