A SUSPENSÃO DOS REFERENTES PELA ORDEM DAS PALAVRAS E O DESAFIO DE TRADUZIR POESIA LATINA
BREVE ANÁLISE DE ENEIDA 1-15.
Resumo
O artigo analisa Eneida 1-15, dando atenção a efeitos de sentido ligados à ordem das palavras, nomeadamente o efeito de suspensão dos referentes por meio do adiamento de palavras-chave. A seguir, especula acerca das dificuldades de verter tais efeitos numa tradução em língua portuguesa. Entre tais dificuldades, é dada atenção a três: a diferença tipológica entre latim e português; a tradição de reflexões sobre tradução em língua portuguesa (que atribui grande importância à vernaculidade do texto de chegada) e a dificuldade de conciliar a reprodução desses efeitos de ordenação das palavras com outros recursos formais relevantes (nomeadamente, a métrica). Conclui apontando possíveis caminhos de superação desses obstáculos: respectivamente, o fato de termos em nossa história literária período conhecido pela exploração poética de inversões sintáticas, o Barroco; a existência de teorias da tradução que defendem maior abertura à influência das línguas estrangeiras na língua vernácula via tradução; a possibilidade de dissociação entre métrica e poesia, comum desde os movimentos modernistas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
