O Fr. 1 W de Calino de Éfeso e a narrativa histórica na Ásia Menor: uma tradução comentada
Palabras clave:
Calino de Éfeso, Fr. 1 W, Elegia.Resumen
Calino de Éfeso é apresentado nos testemunhos da antiguidade como um dos mais antigos poetas elegíacos gregos, senão o mais antigo. Sua obra nos resta de forma bastante fragmentária, restando apenas o Fragmento 1 W em razoável extensão. Este fragmento apresenta um teor exortativo, recriminando seus concidadãos, aparentemente em um contexto simposial, por sua indolência em um momento de guerra generalizada em sua região, quando tribos cimérias invadiam boa parte da Ásia Menor. Apresentarei aqui, primeiramente, uma breve contextualização do ambiente histórico de Calino e, em especial, o debate a respeito do poeta apresentar narrativas históricas na própria elegia do fr. 1 W ou em outros poemas. Após, apresento uma tradução proposta para esse fragmento seguido por comentários pontuais a fim de aclarar escolhas tradutórias e questões ligadas ao contexto histórico do poema.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).