Figuras da enunciação : os gestos discursivos do saber
Palavras-chave:
gesto, enunciação, retórica, epistemologia da linguísticaResumo
Esta tradução comentada tem como objetivo apresentar ao linguista, em especial ao estudioso das teorias enunciativas, a potencialidade da discussão e inserção do conceito de gesto na descrição e teoria linguística. O autor, Sémir Badir, adota uma perspectiva ‘ampliada’, integrando o gesto a uma visão retórica de longa tradição bem como a conceitos contemporâneos da pragmática, como ato de linguagem, e da linguística textual, como sequência textual. Mostra ainda que o gesto está na interface com as figuras de pensamento e qualquer teorização sobre ele deve integrar essa discussão para além de uma dimensão estilística ou estética, atingindo um patamar da própria natureza da linguagem. Apresentamos inicialmente uma discussão das fontes citadas pelo autor e, em seguida, passamos à tradução propriamente dita.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2020-06-30
Edição
Seção
Traduções comentadas
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).