Tradutor e Intérprete de Libras: Construção da Formação Profissional

Autores

  • Priscila Melo Regina Gonçalves de Melo Giamlourenço Programa de Pós-Graduação em Educação Especial Universidade Federal de São Carlos
  • Carla Ariela Ariela Rios Vilaronga Instituto Federal de São Paulo -IFSP São Carlos Programa de Pós-Graduação em Educação Especial PPGEEs UFSCar São Carlos

Palavras-chave:

, Tradutor e Intérprete de Libras. Formação profissional. Inclusão de Surdos. Educação. Tradução.

Resumo

Resumo A inclusão de surdos que fazem uso da Libras no Brasil é viabilizada, principalmente, pela tradução e interpretação. A presente pesquisa teve como objetivo investigar a construção da formação profissional do tradutor e intérprete de Libras por meio de um estudo qualitativo com entrevista semiestruturada. As análises permitiram compreender que a formação pode ser construída de maneira multideterminada e plural. A participação do tradutor e intérprete de Libras na comunidade surda, o intercâmbio linguístico com surdos que fazem uso da Libras em diferentes contextos de uso da língua, bem como a partilha estabelecida com pares e profissionais mais experientes, viabilizam o desenvolvimento profissional. Ademais, o conhecimento elaborado e o processo de refletir sobre a prática também viabilizam esse desenvolvimento que se constrói na formação comunitária, na formação sistematizada e na formação em serviço. Pela investigação, compreende-se que a reflexão crítica da tradução e interpretação é determinada pelos processos formativos que também determinam essa reflexão na construção da formação profissional. O estudo não esgotou a necessidade de investigar essa profissão em recente reconhecimento legal e social.

Palavras-chave: Tradutor e Intérprete de Libras. Formação profissional. Inclusão de Surdos. Educação. Tradução.

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Biografia do Autor

Priscila Melo Regina Gonçalves de Melo Giamlourenço, Programa de Pós-Graduação em Educação Especial Universidade Federal de São Carlos

Possui Curso Superior de Formação Específica em Tradutor Intérprete de Língua Brasileira de Sinais - Libras pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Pós Graduação Lato Sensu em Libras e Educação de Surdos pela UNINTER. Pós Graduação Lato Sensu na área de Educação: Psicopedagogia Ênfase Clínica e Psicopedagogia Ênfase Institucional pelo Unicep. Certificação de Instrutor de Libras PROLIBRAS MEC Nível Médio e Superior. Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos UFSCar. Mestrado em Educação Especial pelo Programa de Pós Graduação em Educação Especial PPGEEs UFSCar, e atualmente, é aluna de Doutorado nesse mesmo programa, PPGEEs, UFSCar. Experiência como tradutora e intérprete de Libras em diferentes contextos, como acadêmico e político, e experiência como docente de Libras em nível superior em IES pública e privada.

Carla Ariela Ariela Rios Vilaronga, Instituto Federal de São Paulo -IFSP São Carlos Programa de Pós-Graduação em Educação Especial PPGEEs UFSCar São Carlos

Pedagoga formada pela UNESP campus de Rio Claro (2007), durante a graduação em Pedagogia realizou intercâmbio na Universidad Nacional de Entre Rios, na Argentina, onde cursou disciplinas no curso de Ciências da Educação. Em 2010 finalizou o Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Educação em Educação (UNESP), linha de pesquisa Docência, práticas escolares e formação de professores. Doutorada pelo Programa de pós em Educação Especial pela UFSCar em 2015, durante o doutoramento realizou estágio doutoral na Universidad de Alcalá- Alcalá de Henares- Madrid- Espanha . Atuou no CECEMCA- Centro de Educação Continuada em Educação Matemática, Cientifica e Ambiental como formadora de professores (Unesp- Rio Claro) De 2009 até 2015 trabalhou como pedagoga no Curso de Licenciatura em Educação Especial na Universidade Federal de São Carlos- UFSCar, tendo como principais atividades a participação em atividades relacionadas a oficinas pedagógicas, disciplinas práticas e cursos da área para alunos e professores da Rede Regular de Ensino. Desde dezembro de 2015 é docente no Instituto Federal de São Paulo, Campus São Carlos. em se dedicado em pesquisas relacionadas a Formação de Professores, Formação de Professores em Educação Especial e Ensino Colaborativo.

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Publicado

2020-06-30

Edição

Seção

Artigos