Isaías, Judite e Zedequias sem a letra ‘i’: tradução do Livro IX do lipograma De aetatibus mundi et hominis de Fulgêncio, o Mitógrafo
Keywords:
Narrativa Bíblica, Fulgêncio, Antiguidade Tardia, Lipograma, Escrita Constrangida.Abstract
Esta é a primeira tradução lipogramática do livro IX da obra De aetatibus mundi et hominis, atribuída ao autor norte-africano e tardo-antigo Fulgêncio, o Mitógrafo (final do séc. V – início do séc. VI d.C.). A De aetatibus é um lipograma consecutivo dividido em um prólogo e em 14 Livros, apresentando restrição nas letras que vão de ‘a’ a ‘o’. Neste nono livro, Fulgêncio discute algumas passagens bíblicas, que envolvem o Cativeiro da Babilônia, a decapitação de Holofernes e o enforcamento de Hamã, evitando o emprego de unidades lexicais que contenham a letra ‘i’. Em nossa proposta tradutória, que partiu da edição crítica efetuada pelo filólogo latinista Rudolf Helm (FVLGENTII, 1898), buscamos cultivar a constrição linguística, evitando a letra ‘i’ e a ramista ‘j’.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).