Sobre a Revista
Foco e Escopo
A revista Debate Terminológico é uma publicação semestral da Rede Iberoamericana de Terminologia (RITerm) dedicada à difusão de artigos científicos, reflexões teóricas, resenhas críticas, notícias ou conferências que ofereçam elementos para a discussão e compreensão de diversos temas de interesse em Terminologia.
Os artigos científicos originais recebidos são avaliados por pares por especialistas externos para garantir a qualidade e o rigor de todos os textos publicados. Os artigos também são examinados pelo Comitê Editorial, que decide finalmente sobre a inclusão do artigo na revista. Os artigos devem adequar-se às normas da revista (veja a seção de normas para os autores/as) e devem ser enviados em formato eletrônico (a partir da seção de envio on-line).
Os textos que não se constituem artigos científicos são redigidos por especialistas em Terminologia, por meio de convite expresso do Comitê Editorial.
Processo de Avaliação pelos Pares
Los trabajos sometidos a publicación en la revista Debate Terminológico serán evaluados por pares por expertos externos reconocidos internacionalmente, en su mayoría pertenecientes a la Red RITerm.
Periodicidade
Semestral
Política de Acesso Livre
Esta revista provee acceso libre inmediato a su contenido bajo el principio de que hacer disponible gratuitamente investigación al público apoya a un mayor intercambio de conocimiento global.
La revista aparece indexada en:
Latindex
e-Revist@s del CINDOC
MIAR
CARHUS
Histórico do periódico
A RITerm nasceu em 1988 em Caracas como uma rede de intercâmbio e de trabalho na área da Terminologia. Seu objetivo é estabelecer um canal de cooperação entre seus membros para consolidar as terminologias nos países de fala espanhola e portuguesa, atuando nas seguintes áreas:
- Organizando programas de formação em Terminologia dos membros da rede, para promover o desenvolvimento e a difusão da Terminologia como disciplina.
- Organizando um Simpósio de Terminologia a cada 2 anos juntamente com a assembleia geral.
- Publicando a revista Debate Terminológico.
Debate Terminológico
Debate Terminológico é uma revista eletrônica muito jovem, publicada desde 2004. A ideia de criar uma revista on-line que acolhesse artigos científicos no âmbito da RITerm foi de Ieda Maria Alves, professora da Universidade de São Paulo. Tal ideia foi discutida pelo Comitê Executivo da RITerm do biênio 2000-2002, integrado por Ieda Maria Alves, Ana María Cardero, Daniel Prado, Bertha Nelly e Carles Tebé. A proposta, feita na assembleia geral realizada em 2002 em Cartagena (Colombia), foi muito bem recebida e aprovada por todos os membros.
Formou-se então um Comitê Editorial constituído por Ieda Maria Alves (presidente), Isabel Desmet, María Teresa Múnera y Ana María Cardero. O processo levou alguns anos e, por ocasião do Simpósio da RITerm, realizado em Barcelona em 2004, foi lançado o número 0, que continha a organização do Comitê Editorial e do Comitê Assessor, a estrutura da revista e a política editorial. Esse mesmo Comitê Executivo foi renovado até 2006 a pedido de Maria da Graça Krieger, levando-se em conta que a maior parte do tempo anterior o referido Comitê havia se dedicado à organização da revista.
Em 2006 se constituiu um novo Comitê formado por Andreína Adelstein, Gladis Maria de Barcellos Almeida y Rosa Estopà. Posteriormente, no ano de 2008, incorporou-se Ana María Tangarife e, em 2010, Cleci Bevilacqua e Iria da Cunha, formando assim o Comitê Editorial atual da revista.