DFPCLI - MACROESTRUTURA E SISTEMA CONCEITUAL EM UM DICIONÁRIO BILÍNGUE DE TERMOS DE CONTRATOS DE LOCAÇÃO DE IMÓVEIS

Autores/as

Palabras clave:

Terminologia, Dicionário, Contratos de locação de imóveis

Resumen

ESSE ARTIGO TEM O PROPÓSITO DE APRESENTAR ALGUNS RESULTADOS ORIUNDOS DE TESE DE DOUTORADO EM QUE SE DISCUTIRAM ASPECTOS DO FAZER TERMINOGRÁFICO, EM UM DICIONÁRIO BILÍNGUE DE TERMOS DE CONTRATOS DE LOCAÇÃO DE IMÓVEIS NO ENCONTRO DOS IDIOMAS FRANCÊS E PORTUGUÊS. NECESSIDADES APONTADAS PELO PÚBLICO ALVO FORAM LEVADAS EM CONSIDERAÇÃO NO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DA OBRA, CUJA ORIGINALIDADE SE DÁ NA PROPOSTA DE UM ACESSO RÁPIDO E PRECISO ÀS INFORMAÇÕES RELACIONADAS ÀS PRINCIPAIS DIFICULDADES TERMINOLÓGICAS AUFERIDAS NESSE DOMÍNIO, QUE PODEM AUXILIAR NO FAZER TRADUTÓRIO DESSE DOCUMENTO LEGAL. NO QUE CONCERNE À MACROESTRUTURA DA OBRA, DETALHAREMOS AS DECISÕES ADOTADAS CONFORME OS OBJETIVOS PROPOSTOS, QUAIS SEJAM, A ATENÇÃO ÀS PRINCIPAIS REIVINDICAÇÕES DOS PROFISSIONAIS DE TRADUÇÃO BEM COMO A APRESENTAÇÃO MAIS ADEQUADA POSSÍVEL DO CONJUNTO TERMINOLÓGICO ESPECÍFICO DOS CONTRATOS DE LOCAÇÃO DE IMÓVEIS EM ÂMBITO FRANCÊS-PORTUGUÊS. POTENCIAIS RELAÇÕES SEMÂNTICAS IDENTIFICADAS ENTRE OS TERMOS FORAM EXPLORADAS EM UM SISTEMA CONCEITUAL POR MEIO DO QUAL SE PROPÕE UM ENTENDIMENTO AMPLIADO DO DOMÍNIO ESPECÍFICO EM QUE OS TERMOS APARECEM EM UMA REDE DE SIGNIFICAÇÃO. COM ESSE TRABALHO, ESPERAMOS CONTRIBUIR COM O AVANÇO DOS ESTUDOS TERMINOLÓGICOS E TERMINOGRÁFICOS EM NOSSO PAÍS.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Karina Rodrigues, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - São José do Rio Preto

Doutora em Estudo Linguísticos pela UNESP - São José do Rio Preto

Lidia Almeida Barros, Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho - UNESP - São José do Rio Preto

Professor Titular aposentada pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP de São José do Rio Preto (SP)

Citas

AGHIARIAN, Hércules. Curso de direito imobiliário. São Paulo: Atlas, 2015.

BARBOSA, Maria Aparecida. Lexicologia, lexicografia; terminologia, terminografia: objeto, métodos, campos de atuação e cooperação. Estudos Linguísticos. Franca: UNIFRAN, p. 182-189, 1991.

BOUTIN-QUESNEL, Rachel. et al. Vocabulaire systématique de la terminologie. Québec, Publication du Québec, 1985 (Cahiers de l’Office de la Langue Française).

BARROS, Lídia Almeida. Curso básico de Terminologia. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004.

DEPECKER, Loïc. Entre signe et concept. Éléments de terminologie générale. Paris: Presses Sorbonne Nouvelle, 2002.

FROMM, Guilherme. VoTec: a construção de vocabulários eletrônicos para aprendizes de tradução. Tese de doutorado. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2007.

GUINCHARD, Serge ; DEBARD, Thierry. Lexique des termes juridiques 2011. (19. Edition) Paris: Éditions Dalloz, 2011.

ORGANISATION INTERNATIONALE DE NORMALISATION. Terminologie – Vocabulaire. Genebra. ISO, 1990 (Norme Internationale ISO 1087, 1990).

PAVEL, Silvia; NOLET, Diane. Manual de Terminologia. Gatineau, Quebec, 2002. Tradução Enilde Faulstich. Disponível em: <http://www.btb.gc.ca/publications/documents/termino-por.pdf> Acesso em: 20 out. 2011.

RODRIGUES, Karina. Proposta de modelo de dicionário francês-português de termos de contratos de locação de imóveis brasileiros e franceses. 2017. 306 f. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) – UNESP-Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Orientadora: Lidia Almeida Barros.

SILVA, De Plácido e. Vocabulário jurídico. Atualizadores: Nagib Slaibi Filho e Gláucia Carvalho. 27ed. Rio de Janeiro: Forense, 2006.

SOUZA, Sylvio Capanema. A Lei do inquilinato comentada – artigo por artigo. Rio de Janeiro: Forense, 2014.

VENOSA, Sílvio de Salvo. Lei do inquilinato comentada – doutrina e prática. São Paulo: Atlas, 2015.

Publicado

25-11-2020

Cómo citar

Rodrigues, K., & Barros, L. A. (2020). DFPCLI - MACROESTRUTURA E SISTEMA CONCEITUAL EM UM DICIONÁRIO BILÍNGUE DE TERMOS DE CONTRATOS DE LOCAÇÃO DE IMÓVEIS. Debate Terminológico, (18), 73–86. Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/riterm/article/view/98495

Número

Sección

Artículos Sección Libre