O O uso do português brasileiro nos jogos online: análise de unidades neológicas verbais

Authors

  • Marcelo Eduardo Rodrigues Okazaki Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP - Campus de Araraquara)
  • Odair Luiz Nadin Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP - Campus de Araraquara)

Abstract

Os jogos online exercem uma influência notável na expansão do léxico do português brasileiro (PB), uma vez que fomentam um ambiente interativo, global e dinâmico. A disseminação dessas unidades, que podem realizar-se como termos no contexto dos jogos, ocorre mais frequentemente em ambientes online. No caso específico de League of Legends, a quantidade de jogadores ao redor do mundo fez com que o jogo se tornasse um ambiente muito produtivo para o surgimento de unidades lexicais, ou de novos significados, nas mais variadas línguas, incluindo o PB. Sendo assim, neste artigo propomos: (i) refletir sobre  o léxico usado no contexto do League of Legends a fim de analisar seu possível caráter terminológico; (ii) descrever os processos de formação de neologismos em unidades oriunda do League of Legends com foco nos verbos denominais; e (iii) propor uma reflexão sobre a representatividade e influência de jogos online no léxico do PB. Para atingir tais objetivos, estipulamos uma metodologia que consistiu na seleção de candidatos a neologismos em sites específicos, confirmação dos usos em um corpus de língua portuguesa, verificação da dicionarização ou não de tais unidades, e, por fim, descrição e análise. Sendo assim, intencionamos contribuir para discussões sobre Neologia e Terminologia, bem como para a reflexão sobre a influência dos jogos online nas línguas.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2024-10-03 — Updated on 2024-10-31

Versions

How to Cite

Okazaki, M. E. R., & Nadin, O. L. (2024). O O uso do português brasileiro nos jogos online: análise de unidades neológicas verbais. Debate Terminológico, 2(1). Retrieved from https://seer.ufrgs.br/index.php/riterm/article/view/140870 (Original work published October 3, 2024)

Issue

Section

Artículos Sección Libre