Planejamento de um Serious Games Voltado para Saúde Bucal em Bebês

Authors

  • Alana Marques Morais UFPB
  • Liliane dos Santos Machado UFPB
  • Ana Maria Gondim Valença UFPB

DOI:

https://doi.org/10.22456/2175-2745.17679

Abstract

Serious games são jogos computacionais que tem como principal característica ensinar aspectos específicos de disciplinas ou treinar habilidades operacionais e comportamentais. Esses jogos unem a diversão dos videogames convencionais com: elementos de tomada de decisão, sistemas de avaliação e planejamento pedagógico a fim de criar um ambiente de aprendizado envolvente. Essas características ampliam as possibilidades de atuação desses jogos e, por isso, chamam a atenção de outras áreas do conhecimento. Nesse sentido, merecem destaque os projetos em parceria com os profissionais da saúde que tem contribuído de forma significativa no treinamento, educação e informação de profissionais e pacientes. É neste contexto da multidisciplinaridade nos serious games que este artigo apresenta a metodologia utilizada, com base na avaliação da Abordagem de Comunicação, no planejamento de um jogo voltado para mães, com intuito de ensinar e informar sobre conceitos relacionados à saúde bucal de bebês. O termo Abordagem de Comunicação refere-se a uma série de informações importantes na construção do jogo, dentre elas: conceituação artística, tipo de narrativa, roteiro, enredo, ambiente, interatividade, gênero do jogo, enredo e jogabilidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Alana Marques Morais, UFPB

Professora da FATEC-PB. Mestre em Modelos de Decisão e Saúde na UFPB. Graduada no curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet no IFPB. Atualmente integra o LabTEVE, na UFPB, onde participa da equipe de desenvolvimento de jogos educacionais, e tem como linha pesquisa de mestrado o desenvovimento de Jogos Educacionais Multiplataforma para o Treinamento em Saúde Pública.

Liliane dos Santos Machado, UFPB

Liliane dos Santos Machado concluiu o doutorado em Engenharia Elétrica [Sp-Capital] pela Universidade de São Paulo em 2003. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Informática e membro do Programa de Pós-Graduação em Informática e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Modelos de Decisão e Saúde da Universidade Federal da Paraíba. Sua atuação científica tem caráter multi e interdisciplinar, com vertentes nas áreas de Ciência da Computação, Educação e Saúde, com ênfase em aplicações de Realidade Virtual para diferentes setores. Possui livro publicado, produtos tecnológicos registrados e diversos artigos científicos publicados. Participa de eventos no exterior e no Brasil, além de sociedades como a IEEE, ACM e SBC. Coordena e participa de diversos projetos de pesquisa, além de orientar trabalhos de mestrado e iniciação científica. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: realidade virtual, jogos e serious games, avaliação de procedimentos, educação médica, sistemas hápticos, ensino à distância, tecnologia educacional e estereoscopia.

Ana Maria Gondim Valença, UFPB

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1985), mestrado em Odontologia (Odontopediatria) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987) e doutorado em Odontologia (Odontologia Social) pela Universidade Federal Fluminense (1996). Atualmente é direção da Associação de Apoio à Pesquisa em Saúde Bucal e professor adjunto da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Odontopediatria, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde coletiva, cárie dentária, diagnóstico das doenças bucais, prevenção e fluoretos. É docente do Mestrado em Modelos de Decisão e Saúde da UFPB.

Published

2011-04-30

How to Cite

Morais, A. M., Machado, L. dos S., & Valença, A. M. G. (2011). Planejamento de um Serious Games Voltado para Saúde Bucal em Bebês. Revista De Informática Teórica E Aplicada, 18(1), 158–175. https://doi.org/10.22456/2175-2745.17679

Issue

Section

Regular Papers