Uma Arquitetura de Software para Bibliotecas de Realidade Aumentada Baseada em Marcadores Naturais

Authors

  • Douglas Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Lidiane Pereira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Rodrigo Luis de Souza da Silva Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.22456/2175-2745.69479

Abstract

Um importante tópico de estudo no campo da Realidade Aumentada é o desenvolvimento de sistemas que não necessitam de marcadores fiduciais. Nesses sis- temas são utilizadas somente características naturais da cena para posicionar a câmera e realizar a projeção. Essa característica torna as aplicações mais inteligíveis e sua utilização é imediata. Entretanto, não existem muitas bibliotecas que auxiliem o de- senvolvimento de aplicações em Markerless Augmented Reality (MAR) e, as poucas que existem, geralmente são de código fechado. Este artigo apresenta uma arquitetura de software que pode ser utilizada para a criação de bibliotecas de MAR. Todos os recursos de Visão Computacional serão oriundos da biblioteca OpenCV. 

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Published

2017-08-02

How to Cite

Oliveira, D., Pereira, L., & Silva, R. L. de S. da. (2017). Uma Arquitetura de Software para Bibliotecas de Realidade Aumentada Baseada em Marcadores Naturais. Revista De Informática Teórica E Aplicada, 24(1), 41–58. https://doi.org/10.22456/2175-2745.69479

Issue

Section

Regular Papers