Uma Estratégia Baseada em Difusão de Informação para Determinação de Conteúdos Relevantes e Usuários Influentes em Redes Sociais

Hérico Valiati, Arlei Silva, Sara Guimarães, Wagner Meira Jr.

Abstract


Redes sociais têm desempenhado um papel cada vez mais fundamental como um meio para a disseminação de informações, ideias e
influências entre os seus membros. O problema alvo deste trabalho é determinar tanto usuários influentes quanto conteúdo relevante, ou seja, ordenar tanto grupos de usuários quanto o conteúdo por eles disseminado. Propomos uma nova técnica que se
baseia em uma definição intuitiva e circular de relevância e influência. Essa técnica é descrita em detalhes, assim como a sua implementação eficiente. Ela foi validada utilizando duas bases de dados reais do Twitter para fins de recomendação. Os resultados obtidos mostram que
a técnica proposta apresenta ganhos de 37% quando comparada a um método de filtragem colaborativa, ao mesmo tempo que tanto usuários influentes quanto conteúdo relevante se mostram superiores qualitativamente. Apresentamos ainda um estudo de caso, no qual aplicamos a técnica proposta em um cenário real da Web. As análises comprovam que o nosso método consegue identificar usuários influentes e pode ser facilmente adotada em diversos cenários de aplicação.



DOI: https://doi.org/10.22456/2175-2745.37870

Copyright (c) 2018 Hérico Valiati, Arlei Silva, Sara Guimarães, Wagner Meira Jr.

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