Computação na Educação Básica no Brasil: o Estado da Arte

Adriana Bordini, Christiano Martino Otero Avila, Yuri Weisshahn, Mônica Marques da Cunha, Simone André da Costa Cavalheiro, Luciana Foss, Marilton Sanchotene Aguiar, Renata Hax Sander Reiser

Abstract


Este artigo apresenta um levantamento de projetos na área do Pensamento Computacional, com foco no ensino fundamental e médio, que tiveram resultados publicados nos principais veículos de Informática na Educação no Brasil. Neste estudo foi identificado que diferentes estratégias têm sido adotadas para a introdução da Computação na Educação Básica, destacando-se: Algoritmos e Programação, Robótica, Jogos, Computação Desplugada, entre outras. Cada uma das estratégias foi descrita considerando os seguintes aspectos: os conceitos da ciência da computação que têm sido abordados, as ferramentas utilizadas, a forma com que a estratégia tem abordado a interdisciplinaridade, a colaboração e/ou a comunicação. Ademais, uma descrição estatística dos trabalhos é realizada, destacando as instituições envolvidas nos projetos, o público alvo, as abordagens e ferramentas utilizadas. O objetivo deste relato é fornecer uma visão geral do que já foi alcançado na área no Brasil.



DOI: https://doi.org/10.22456/2175-2745.64431

Copyright (c) 2018 Adriana Bordini, Christiano Martino Otero Avila, Yuri Weisshahn, Mônica Marques da Cunha, Simone André da Costa Cavalheiro, Luciana Foss, Marilton Sanchotene Aguiar, Renata Hax Sander Reiser

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.