Relação Entre o Gênero de Espectadores e o Conteúdo de Vídeos

Authors

  • Ítalo de Pontes Oliveira Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)/Laboratório de Visão Computacional (LVC)
  • Eanes Torres Pereira Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)/Laboratório de Visão Computacional (LVC)
  • Herman Martins Gomes Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)/Laboratório de Visão Computacional (LVC)

DOI:

https://doi.org/10.22456/2175-2745.58551

Abstract

A sinalização digital é um tipo de publicidade transmitida por painéis colocados em lugares públicos, em que o problema de negócio se identifica como a necessidade do anunciante conhecer o perfil de seus espectadores. Neste contexto, este trabalho tem por objetivo um experimento que avalie a atenção dada por homens e mulheres a programas esportivos e jornalísticos, utilizando uma câmera monocular para detectar automaticamente as faces frontais ao monitor e correlacionar ao conteúdo que está sendo transmitido. Além disso, foi investigado o impacto do tamanho do conjunto de treinamento no tempo de processamento e na acurácia do classificador de gênero. As conclusões deste trabalho indicam que homens e mulheres variam a sua atenção dependendo do tipo de conteúdo. Adicionalmente, o aumento no tamanho do conjunto de treinamento (a partir de determinado valor) não tem  influência na acurácia do classificador de gênero, mas tem influência no aumento do tempo de processamento.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2016-05-29

How to Cite

de Pontes Oliveira, Ítalo, Torres Pereira, E., & Martins Gomes, H. (2016). Relação Entre o Gênero de Espectadores e o Conteúdo de Vídeos. Revista De Informática Teórica E Aplicada, 23(1), 231–249. https://doi.org/10.22456/2175-2745.58551

Issue

Section

Regular Papers