Percepção de uma equipe de enfermagem cirúrgica acerca do cuidado aos pacientes com transtorno mental

Autores

  • Annie Jeanninne Bisso Lacchini Universidade Federal de Santa Maria
  • Helena Carolina Noal Universidade Federal de Santa Maria -UFSM
  • Stela Maris de Mello Padoin Universidade Federal de Santa Maria -UFSM
  • Marlene Gomes Terra Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Cuidadores, Filosofia, Pesquisa qualitativa, Transtornos mentais

Resumo

O objetivo é compreender os significados presentes nos discursos da equipe de Enfermagem Cirúrgica acerca do cuidado ao paciente com transtorno mental que se submete a um procedimento cirúrgico. Para tal compreensão, buscou-se na fenomenologia o referencial teórico-filosófico de Maurice Merleau-Ponty, e como suporte metodológico a fenomenologia hermenêutica de Paul Ricouer. Foram entrevistados oito cuidadores de enfermagem de um Hospital Público do sul do país, nos meses de Agosto e Setembro de 2008. Os resultados mostram que é preciso estimular nos cuidadores de Enfermagem o processo reflexivo no agir, pensar e no observar o cuidado ao paciente com transtorno mental, bem como oferecer suporte emocional para os mesmos. Os cuidadores desvelaram a necessidade de compreender o ser-cuidado para que possam cuidá-los na sua totalidade, enquanto ser-no-mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Annie Jeanninne Bisso Lacchini, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira, Mestranda do Curso de Pós-Graduação em Enfermagem/UFSM, Membro do Grupo de Pesquisa Cuidado à Saúde das Pessoas, Famílias e Sociedade/UFSM, Santa Maria, RS.

Helena Carolina Noal, Universidade Federal de Santa Maria -UFSM

Enfermeira do Hospital Universitário de Santa Maria-HUSM/UFSM, Mestre em Enfermagem, Membro do Grupo de Pesquisa Cuidado à Saúde das Pessoas, Famílias e Sociedade/UFSM, Santa Maria, RS, Brasil.

Stela Maris de Mello Padoin, Universidade Federal de Santa Maria -UFSM

Enfermeira, Doutora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria -UFSM, Membro do Grupo de Pesquisa Cuidado à Saúde das Pessoas, Famílias e Sociedade/UFSM, Santa Maria, RS, Brasil.

Marlene Gomes Terra, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira, Doutora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria -UFSM, Membro do Grupo de Pesquisa Cuidado à Saúde das Pessoas, Famílias e Sociedade/UFSM, Santa Maria, RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2010-01-08

Como Citar

1.
Bisso Lacchini AJ, Noal HC, de Mello Padoin SM, Gomes Terra M. Percepção de uma equipe de enfermagem cirúrgica acerca do cuidado aos pacientes com transtorno mental. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 8º de janeiro de 2010 [citado 27º de abril de 2025];30(3):468. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/9092

Edição

Seção

Artigos Originais